Maior ponte da América Latina terá supertorres de mais de 200 metros

Construção terá 12,4 km de extensão

Compartilhe:

Torres serão construídas no trecho estaiado (foto: Divulgação)

As duas torres do trecho estaiado da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica terão 248 metros. Os mastros farão a sustentação dos estais (cabos) da estrutura. Com a ampliação do vão central para 682 metros, a obra ficará entre as 25 maiores pontes estaiadas do mundo, conforme divulgado na sexta-feira pela concessionária contratada para as obras e operação do empreendimento. A construção teve solenidade de início das obras no início do mês, com cravação da primeira estaca.

Continua após a publicidade

Confira projeção das obras

A ponte no litoral da Bahia terá 12,4 km, em extensão dez vezes maior do que a Ponte de Guaratuba. O custo é estimado em R$ 11,6 bilhões, incluindo novos acessos em Salvador e via expressa de 22 km na Ilha de Itaparica. A ponte será a maior da América Latina em extensão sobre a lâmina d’água. A conclusão das obras é prevista para 2031.

Em vídeo apresentado na sexta-feira, sobre as inovações que serão utilizadas na construção da ponte, a concessionária trouxe detalhes também sobre as etapas das obras. As torres serão construídas com 34 segmentos sucessivos. A configuração será vazada, em forma de diamante (losango). Na construção, serão usadas fôrmas trepantes hidráulicas, sem a necessidade de guindastes ou gruas.

Continua após a publicidade

Conforme divulgado pela concessionária, a ampliação do vão central vai dar mais segurança à navegação e facilitar a circulação de embarcações de maior porte, como cargueiros e navios de cruzeiro. A construção vai contar com central de concreto nas proximidades dos pilares, para produção e fornecimento do insumo no local das obras.