A estátua de um anjo esculpida na Itália em 1898 foi furtada da Igreja Luterana, no Centro de Blumenau. O zelador percebeu o sumiço da peça em mármore por volta das 6h30min desta quinta-feira (30) quando chegou para trabalhar. A direção da igreja registrou um boletim de ocorrência e espera recuperar a obra de arte.
Essa é a segunda vez que o anjo é furtado. Em 18 de maio de 1994, a peça sumiu do lado da capela do cemitério, como mostrou o Jornal de Santa Catarina à época (veja imagens abaixo). O item tinha sido recentemente doado à comunidade evangélica pelo ex-prefeito Frederico Guilherme Busch.
Dias depois, em 2 de junho de 1994, uma ligação anônima indicou à polícia que a obra estava próxima a um muro na Rua Indaial, mas ninguém chegou a ser preso.
Passados 32 anos do crime, a situação se repetiu. As fotos mostram que o anjo, de 80 centímetros, foi arrancado da base onde estava fixado.
Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e devem ajudar a encontrar o item de valor histórico. O pastor Milton Jandrey conta que a igreja tem enfrentado uma onda de furtos e até um violão chegou a ser levado pelos ladrões de dentro da secretaria.
A obra é composta por dois anjos, mas apenas um deles foi levado, o mesmo de 1994.






