Após passar por Blumenau e Florianópolis, a terceira e última etapa do Circuito Corrida Verde chega em Joinville neste domingo (9), no Dia dos Pais, e ficou marcada por movimentar a economia local. Os trajetos de 4 km e 8 km largam da Avenida Dr. Paulo Medeiros, a partir das 7h30min.
Veja fotos da Corrida Verde Florianópolis
Além de troféus do 1º ao 5º lugar geral (masculino e feminino) nas provas de 4 km e 8 km, a premiação conta com troféus do 1º ao 3º lugar por faixa etária em ambos os percursos. A prova conta ainda com a corrida kids.
Os corredores terão 1h30min para completar a prova após a largada e tempo limite para largar após o horário oficial é de cinco minutos. Os resultados oficiais serão divulgados no site da On Sports em até duas horas após o término do evento
O evento conta ainda com um espaço de bem-estar, com distribuição de mudas de plantas, personalização de camiseta e medalha, ativação com brindes, área recovery e plataforma 360 para que os atletas possam fazer seus registros pré e pós prova.
A economia da corrida
As corridas se tornaram um estilo de vida para muitas pessoas e fator econômico impactante por todo o Brasil. A chamada economia da corrida movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano, impulsionada por inscrições em provas, patrocínios, assessorias esportivas e um vasto ecossistema de serviços.
Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor mostram o tamanho dessa expansão: só em 2025, o número de provas oficiais no país cresceu 85%, saltando de 2.827 eventos em 2024 para 5.241 no ano passado.
Com quase 500 eventos oficiais, Santa Catarina é o terceiro estado que mais realizou corridas em 2025, stando abaixo apenas de São Paulo e Paraná. A Corrida Verde é um dos retratos desse crescimento, que fez com que os eventos se modernizassem.
A profissionalização das rotinas de treino reflete a expansão do nicho. As assessorias esportivas deixaram de entregar apenas planilhas no papel para oferecer acompanhamento técnico multidisciplinar, prevenção de lesões e, principalmente, comunidade.
“Cada vez mais aumenta o interesse. Toda semana a gente tem procura de alunos querendo começar. A galera sai da correria do dia a dia e diz: “vou dar uma corrida para descansar””, explica o educador físico Leonardo Fortunatto.
*Sob supervisão de Marcos Jordão






