Área mapeada para nova reserva ambiental de 4,7 mil hectares em SC conta com duas hidrelétricas

Plano de manejo está em contratação

Compartilhe:

Usina Piraí é a mais antiga em operação no Estado (foto; Arquivo AN)

Duas hidrelétricas estão na área mapeada para a implantação de nova reserva particular no Estado, com perímetro em Joinville e Schroeder. As usinas Piraí e Bracinho ficam na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pretendida pela Celesc. Os estudos ambientais e o plano de manejo para a futura RPPN de 4,7 mil hectares estão em contratação.

Continua após a publicidade

Imagens da Usina Piraí

As duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão em operação. A Piraí é mais antiga em funcionamento no Estado, com inauguração em 1909, em Joinville. A Bracinho, em Schroeder, começou a operar em 1931. Os reservatórios no entorno das usinas, como as barragens dos 1º e 5º saltos no Pirai e dos saltos no Bracinho, além da barragem do rio do Julio, também fazem parte da área. O terreno é cortado pelas estradas do Salto, Bracinho e Rio do Julio.

O trabalho em contratação será baseado em diretrizes do IMA e ICMbio. O zoneamento ambiental da reserva terá de ser compatível com as usinas e as estruturas já existentes. Os programas de manejo vão trazer as normas para proteção, administração, pesquisa e educação ambiental da área. Na região da Usina Piraí, há planos de implantação de parque após a criação da RPPN, em parceria entre a Celesc e a prefeitura de Joinville.