“Muitas vítimas”: avalanche de lama destrói vilas no Nepal e deixa mais de 380 turistas desaparecidos após enchente

Enchente repentina no Nepal matou 22 pessoas, mas número de vítimas pode ser ainda maior pela força da destruição

Compartilhe:
Avalanche de terra destruiu vilas no Nepal (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Avalanche de terra destruiu vilas no Nepal (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Uma enchente atingiu o Nepal nesta quarta-feira (26) e causou destruição em vilas na região que faz fronteira com o Tibete, na China. Mais de 380 turistas estão desaparecidos após a inundação, segundo o Conselho de Turismo do Nepal, sendo 291 estrangeiros. Ao menos 22 pessoas tiveram as mortes confirmadas em um balanço preliminar divulgados pelos dois países.

Continua após a publicidade

O número de mortos, no então, pode aumentar nas próximas horas pela destruição causada. Segundo o administrador distrital Narendra Pariyar, “pode haver muitas vítimas ou perda de bens”. Ele pediu, segundo o g1, que os moradores das margens do rio Bhote Koshi vão para lugares mais altos.

Um vídeo mostra o momento que uma avalanche de lama causa uma grande destruição em um ponto de fronteira de Rasuwagadhi, um dos locais mais atingidos. As águas da enchente também destruíram casas, deixaram carro boiando e arrancaram uma ponte de metal.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo

Turistas e estrangeiros desaparecidos

Entre os desaparecidos, estão 105 indianos que viajavam pelo país. Além deles, a agência de notícias Yonhap também afirmou que oito sul-coreanos, funcionários da Korea Energy e da Doosan Energy, trabalhavam em uma usina hidrelétrica na região e estão desaparecidos, enquanto outros 10 ficaram ilhados.

“Há devastação por toda parte. Os assentamentos próximos ao rio foram completamente destruídos. Cinco dos meus parentes estão desaparecidos”, disse a profissional de saúde Tula Bahadur BK à Reuters.

O que causou a inundação?

A enchente repentina causada por um terremoto de magnitude 4.4, registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Nepal, Shishir Khanal.

Veja fotos