A Guarda do Embaú, considera “queridinha” por muitos surfistas em Santa Catarina, guarda uma curiosidade que confunde até mesmo os moradores da região. É que um rio tem o papel de separar a praia da Guarda do Embaú do bairro de mesmo nome, sendo a praia de um município, e o bairro de outro, tudo na Grande Florianópolis.
A divisão territorial que define a praia da Guarda do Embaú como pertencente a Paulo Lopes foi estabelecida pela Lei Estadual nº 798 de 1961, que criou e delimitou o município, com o Rio da Madre sendo utilizado como limite geográfico natural de divisa com Palhoça, que abriga o bairro Guarda do Embaú.
A praia está localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é a nona Reserva Mundial de Surf e a primeira do Brasil, estando localizada há 46 km de Florianópolis. Para ter acesso a ela, no entanto, é necessário atravessar o rio, tanto nadando quanto a pé quando a maré está baixa. Também é possível fazer a travessia de barco com barqueiros que ficam às margens do rio aguardando os visitantes.
Bairro é reduto de pescadores e surfistas
No bairro Guarda do Embaú, em Palhoça, cerca de 1 mil pessoas vivem no local, com comerciantes, pescadores e surfistas, que veem a região como um berço do surfe. O bairro, apesar de muito turístico no verão, é considerado calmo, com restaurantes e bares, mas sem baladas e festas rotineiras.
Até mesmo o Rio da Madre é um atrativo para quem não quer realizar a travessia, com a água mais quente e, por se tratar de um rio, as águas são mais calmas. O cuidado, no entanto, deve ser com a correnteza do rio e com os barcos maiores que circulam no local.
Veja fotos da praia da Guarda do Embaú
Praia e rio próprios para banho em 2026
No ano passado, a praia da Guarda do Embaú passou por problemas na balneabilidade, com o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) mostrando que o local era considerado impróprio para banho em pelo menos dois períodos do ano.
No entanto, atualmente, até julho de 2026, tanto a praia quanto o Rio da Madre estavam com condições adequadas para os banhistas, conforme o IMA.
De onde vem o nome Guarda do Embaú?
Reza a lenda que, antigamente, piratas escondiam tesouros em baús na costa da região de Paulo Lopes e Palhoça. Um navio teria afundado no local e, para esconder suas riquezas, acabaram enterrando tudo na praia.
Já o nome “Embaú” tem alguns significados diferentes no idioma tupi-guarani, utilizado pelos indígenas que habitavam o litoral catarinense. Pode significar “o beber da bica”, “a última aguada” ou “a comida e a bebida”.







