Frente fria provoca chuvas intensas e derruba temperaturas no Sul do país; veja quando

Estados do Sul do Brasil devem ser atingidos por chuvas entre quinta-feira (3) até domingo (6); regiões podem acumular até 100 mm de chuvas

Compartilhe:

Regiões podem acumular até 100 mm de chuvas (Foto: Meteored, Reprodução / Banco de imagens)

Uma nova frente fria deve atingir o Sul do Brasil e provocar mudanças no tempo nos próximos dias, segundo o meteorologista Dennis William, da Meteored. De acordo com o profissional, a nebulosidade e o novo sistema frontal trará alertas para chuvas intensas em todos os três estados na região Sul.

Continua após a publicidade

As chuvas devem retornar partir desta quinta-feira (3). Uma nova frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul, provocando o aumento de nuvens carregadas e das chances de pancadas espalhadas pelo estado. As instabilidades chegarão à tarde, após uma manhã com tempo parcialmente nublado, de acordo com o meteorologista.

As chuvas fracas e moderadas devem atingir pontos isolados do sul gaúcho, na região de Pelotas, ChuíBagé Dom Pedrito nesta quinta-feira (3). Ao longo da noite, o sistema avançará para Santa Catarina, mas antes provocará pancadas fortes no leste gaúcho, afetando a capital Porto Alegre.

Continua após a publicidade

A frente fria deve alcançar Santa Catarina e o Paraná na madrugada desta sexta-feira (4), aumentando a nebulosidade nas regiões com possibilidade de pancadas de chuva fraca no meio-oeste catarinense e oeste paranaense.

Há riscos de chuvas intensas em áreas catarinenses próximas à divisa com o Paraná. Enquanto isso, o leste paranaense seguirá com tempo fechado e precipitações volumosas nesta sexta-feira (4).

Final de semana será marcado por chuvas

A madrugada de sábado (5) deve ser marcado por alertas de tempestades sobre o Paraná. A frente fria ganhará intensidade no estado, com potencial para gerar transtornos. Os avisos englobam riscos de descargas elétricas, rajadas de vento, queda de granizo e ocorrência de microexplosões, segundo o profissional.

Até o final de domingo (6), o modelo ECMWF indica volumes elevados na divisa entre o Paraná e São Paulo. Nesta área, a quantidade de chuva poderá superar os 100 mm. Outras regiões do nordeste paranaense também ficam em alerta, com acumulados entre 60 e 90 mm, enquanto nas demais cidades os volumes ficarão próximos de 50 mm.

Continua após a publicidade

Até o final de domingo (6), o modelo ECMWF do Meteored indica volumes elevados na divisa entre o Paraná e São Paulo. Nesta área, a quantidade de chuva poderá superar os 100 mm. Outras regiões do nordeste paranaense também ficam em alerta, com acumulados entre 60 e 90 mm, enquanto nas demais cidades os volumes ficarão próximos de 50 mm.

Em Santa Catarina, a preocupação se concentra no nordeste e no litoral norte do Estado. Embora os volumes não sejam elevados, podendo chegar a 30 mm em Blumenau e Itajaí e a 40 mm em Garuva, o risco principal ocorre caso essa chuva caia em curto intervalo de tempo, o que pode provocar alagamentos e transbordamentos.

Continua após a publicidade

Mínimas de -3°C em SC

As mínimas devem voltar a baixar a partir de sexta-feira (4) após a formação de mais uma frente fria e a chegada de uma massa polar em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. De acordo com as previsão do tempo da Epagri/Ciram, a sexta deve ter mínima de 8°C e máxima de 22°C em algumas regiões do Estado.

Já o final de semana deve ser marcado por temperaturas baixas e condições de chuva, especialmente da Grande Florianópolis ao Norte catarinense. Por fim, no domingo (6), o tempo será firme com sol e frio mais intenso, devido a uma nova massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Continua após a publicidade

As mínimas são de -3°C a 4°C nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul, com condições de formação de geada e variando de 4°C a 10°C na maioria das regiões. Durante o dia, máximas de 15°C a 20°C, segundo a Epagri.