Balsa de Laguna mantém travessia durante a madrugada até outubro 

Empresa decidiu manter operação das 23h às 6h até o fim do atual termo de permissão, em 24 de outubro

Compartilhe:

Segundo a Laguna Navegação, interrupções pontuais ainda podem ocorrer por segurança (Foto: Elvis Palma, Reprodução)

A Laguna Navegação desistiu de suspender a travessia noturna de balsa no Canal da Barra, em Laguna, e manterá o serviço entre 23h e 6h até 24 de outubro. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira (2), um dia antes do fim do prazo de 15 dias concedido para a busca de alternativas diante do assoreamento do canal.

Continua após a publicidade

A suspensão do serviço durante a madrugada estava prevista inicialmente para começar em 20 de agosto. Após tratativas entre a empresa e a Prefeitura de Laguna, porém, a medida foi adiada até 3 de setembro enquanto eram buscadas alternativas para garantir a continuidade da travessia.

Agora, a Laguna Navegação informou que decidiu manter a operação regular também durante a noite até o término da vigência do Termo de Permissão nº 001/2022/PML, previsto para 24 de outubro de 2026.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, a decisão foi tomada mesmo sem a conclusão das ações de dragagem. A permissionária afirma que optou por manter o funcionamento integral do serviço até o fim do atual contrato como forma de compromisso com a comunidade que utiliza a travessia.

Risco de interrupções permanece

Apesar da manutenção do serviço noturno, a Laguna Navegação alerta que os problemas que motivaram a possibilidade de suspensão não foram solucionados.

O assoreamento do Canal da Barra e os recorrentes encalhes das embarcações foram apontados pela empresa como os motivos para a decisão anunciada em agosto. Na época, a Laguna Navegação relatou sucessivos episódios de encalhe, incluindo um ocorrido em 16 de agosto, quando um veículo do Corpo de Bombeiros estava a bordo da balsa.

A empresa afirma que a travessia poderá ser interrompida a qualquer momento caso as condições de maré, vento ou assoreamento representem risco à navegação. Nesses casos, as paralisações poderão ocorrer mesmo antes de 24 de outubro.

Continua após a publicidade

O que acontece depois de 24 de outubro

O dia 24 de outubro marca o fim da vigência do atual termo que permite à Laguna Navegação prestar o serviço. A empresa afirma que, caso o canal continue sem desassoreamento e não haja eventual renovação da permissão com a obrigação de continuidade do serviço noturno, as travessias entre 23h e 6h serão interrompidas a partir dessa data.

A Laguna Navegação voltou a cobrar medidas para o desassoreamento do Canal da Barra e atribuiu a execução das intervenções ao poder concedente. A empresa também afirmou que permanece disponível para colaborar tecnicamente com os estudos e tratativas.

Continua após a publicidade

Comunidade havia se manifestado contra suspensão

O anúncio da possível suspensão da travessia durante a madrugada provocou reação de moradores e usuários da balsa em agosto. Entre as preocupações estavam os impactos para trabalhadores que dependem do serviço para retornar para casa durante a noite.

Durante uma manifestação, um músico que trabalha à noite em Laguna relatou que ficaria sem alternativa para retornar para casa caso a balsa deixasse de funcionar durante a madrugada. Moradores também citaram a utilização da travessia por ambulâncias, viaturas policiais e outros serviços de emergência.

Continua após a publicidade

A comunidade ainda questionou por que as restrições se concentrariam no período noturno e cobrou uma solução para o assoreamento do canal.

A balsa faz a ligação entre Magalhães e Passagem da Barra. Na baixa temporada, a operação ocorre normalmente das 6h às 23h55min, enquanto na alta temporada o serviço funciona 24 horas.