Novo porto de Santa Catarina ganha aval para navegação internacional

Terminal está perto de entrar em operação

Compartilhe:

Porto será o segundo terminal em operação em São Francisco do Sul (foto: Divulgação)

O novo porto de Santa Catarina deu mais um passo para entrar em operação. Após a publicação, no mês passado, do termo de liberação pela operação, o terminal de uso privado Bunge Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul foi habilitado ao tráfego internacional pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), por meio da Superintendência de Outorgas. 

Continua após a publicidade

Confira imagens

O terminal de uso privado (TUP) está com as obras concluídas e deve entrar em funcionamento nas próximas semanas. O TUP será o sétimo porto do Estado – que tem terminais em operação em São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí, Navegantes, Imbituba e Laguna. O oitavo porto em Santa Catarina será o segundo de Itapoá, da Coamo Cooperativa Agroindustrial, com obras previstas para 2027.

Além do termo de liberação da operação, o porto conta com o protocolo do Plano de Segurança Portuária. Antes denominado Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul (TGSC), o TUP da Bunge já conta com licença ambiental de operação, concedida pelo Ibama. O porto está instalado no Morro Bela Vista, perto do Porto de São Francisco do Sul. 

Continua após a publicidade

O novo terminal vai entrar em funcionamento com capacidade de movimentar 6 milhões de toneladas de grãos por ano, com possibilidade de ampliação. O foco será a exportação de grãos. A estrutura contará com berço com 174 metros de comprimento, com quatro estruturas (dolfins) de atracação. A capacidade de armazenamento na retroárea será de 135 mil toneladas de granéis, com armazém horizontal e seis silos verticais.