Joinville contrata projetos para construção de sete pontes e inédita trincheira

Pacote inclui ainda requalificação de ruas

Compartilhe:

Trincheira em Curitiba: modalidade viária terá projeto em Joinville (foto:

A licitação para os projetos de obras viárias em Joinville, como pontes, requalificação de ruas e trincheira, foi homologada e a prefeitura está apta a iniciar as contratações. O certame realizado pelo consórcio CIM-Amunesc teve o resultado publicado nesta sexta-feira. Os lotes licitados incluem projetos para Itapoá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. A eventual futura realização das obras vai depender de decisões das prefeituras, com editais específicos. 

Continua após a publicidade

Trincheiras em Curitiba

A novidade viária no pacote de projetos é o estudo para a construção da primeira trincheira de Joinville. O local escolhido é o cruzamento da rua Marquês de Olinda com as ruas Benjamin Constant e Guilherme. Em uma trincheira, há passagem inferior (subterrânea) para os veículos e outra na parte superior, como forma de reduzir conflitos no trânsito. Em Curitiba, o modelo utilizado em cruzamentos.

A lista de projetos para obras viárias de Joinville prevê sete pontes, seja em novas ligações ou substituição de estruturas já existentes (confira lista abaixo). O projeto de maior custo será de nova ponte entre os bairros Guanabara e Fátima, com teto de R$ 411 mil. Depois vem a ponte da Nove de Março, com R$ 307 mil. Nesse caso, há ponte no local, que poderá ser ampliada ou demolida para nova construção.

Continua após a publicidade

Na lista de projetos para requalificação, está a avenida Marquês de Olinda. O segmento escolhido fica entre as ruas Max Colin e Baronesa Von Dreifuss, com 2,8 mil metros de extensão. A via chegou a ser mapeada para duplicação, mas nem o projeto chegou a ser contratado.A contratação atual será para o projeto de requalificação, com drenagem e iluminação, entre outras providências. 

Os projetos contratados

Trincheira

Passagem inferior no cruzamento da rua Marquês de Olinda com as ruas Benjamin Constant e Guilherme

Pontes

Continua após a publicidade

Ligação das ruas Nove de Março com a Herman Lepper, sobre o rio Cachoeira

O local conta com ponte, ao lado do antigo “prédio verde”. A prefeitura estuda desassoreamento e retificação do rio no local. Conforme o determinado em licenciamento ambiental, nova ponte será construída, em substituição à atual, com maior capacidade de vazão.

Continua após a publicidade

Ligação das ruas Professora Lúcia Lopes e São Mateus, sobre o rio Itaum

O projeto vai analisar nova ligação entre o Guanabara e o Fátima. A travessia também faz a conexão entre as ruas Teresópolis e Fátima.

Continua após a publicidade

Ligação entre as estradas Quiriri e Quiriri de Baixo

Projeto será para avaliar eventual substituição de ponte coberta sobre o rio Cubatão

Continua após a publicidade

Rua Alvino Souza do Nascimento, no bairro Marinas

Segmento da rua fica às margens do rio Cubatão. Projeto será para avaliar substituição de ponte já existente no local.

Continua após a publicidade

Rua Manoel Calixto Rodrigues – Jardim Sofia

O projeto vai avaliar a eventual substituição de uma das pontes sobre o rio do Braço.

Continua após a publicidade

Rua Siegfried Artmann, Pirabeiraba

Substituição de ponte

Continua após a publicidade

Estrada Rio da Prata, em Pirabeiraba

Nova ponte

Continua após a publicidade

Requalificação de ruas 

Marquês de Olinda (América/Santo Antônio) 2.830 metros

Continua após a publicidade

São Paulo (Boehmerwald/Floresta) 1.780 metros

Fátima (Fátima) 1.550 metros

Continua após a publicidade

Miosótis (Fátima) 1.510 metros

Alcântara (Boa Vista) Acesso para a Ponte Joinville – 1.300 metros

Continua após a publicidade

Desembargador Tavares Sobrinho (Boa Vista) Acesso para a Ponte Joinville – 1.350 metros

Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira (Boa Vista) Acesso para a Ponte Joinville – 220 metros

Continua após a publicidade

Jarivatuba (Jarivatuba/Adhemar Garcia) Acesso para a Ponte Joinville) – 350 metros

Odete de Souza (Jarivatuba/Adhemar Garcia) Acesso para a Ponte Joinville) – 250 metros

Continua após a publicidade

Ampliação

Estudos para prolongamento da rua Minas Gerais até a rua Copacabana  (660 metros)