Massa de ar polar se afasta e onda de frio já tem data para perder força em 8 estados do Brasil; veja quando

Temperaturas devem subir nos próximos dias após a massa de ar polar avançar em direção ao oceano

Compartilhe:
Frio no Brasil começa a perder força a partir de terça

Frio no Brasil começa a perder força a partir de terça (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total, Prefeitura de Urupema)

A massa de ar polar que reduziu as temperaturas em boa parte do país neste fim de semana e no feriado de 7 de Setembro deve se deslocar para o Oceano Atlântico já nesta terça-feira (8) e aumentar as máximas em pelo menos oito estados do Brasil.

Continua após a publicidade

Conforme informações do Climatempo, o fenômeno deve atingir principalmente os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.

O centro da massa de ar passou pelo Uruguai nesta segunda-feira e avançou em direção ao oceano nesta terça-feira. Com isso, o ar gelado perde influência sobre o território brasileiro, embora diversas áreas ainda tenham manhãs frias nesta terça.

Continua após a publicidade

Atuação de massa de ar polar

No feriado de 7 de Setembro, o Frio no Brasil foi predominante em diferentes pontos da região Centro-Sul do país. No Sul, a presença do ar polar manteve as temperaturas negativas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No sul do Paraná, as menores temperaturas previstas ficaram entre 0°C e 5°C. Outras cidades catarinenses e gaúchas também registraram temperaturas próximas ou abaixo de 0°C. No domingo (6), o resfriamento já havia sido registrado quando São Joaquim, em Santa Catarina, teve mínima de -1,8°C, enquanto Urupema marcou -1,7°C.

O frio continuou durante a tarde com localidades com temperaturas próximas, ou inferiores a 10 °C como em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Onda de frio no Brasil perde força nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (8), as temperaturas começam a mudar no Centro-Sul do país. Em Porto Alegre, a máxima pode alcançar 22°C, após uma segunda-feira com previsão de até 18°C. Curitiba deve amanhecer perto dos 8°C, mas terá elevação dos termômetros ao longo do dia.

Continua após a publicidade

No Sudeste, o ar frio perde intensidade, mas a mudança não ocorre de maneira imediata em todas as áreas. Na capital paulista, o frio começa a diminuir e a mínima deve ficar próxima de 11°C. No Rio de Janeiro, em alguns momentos do dia, as máximas podem atingir os 25°C nesta terça-feira.

No Centro-Oeste, os termômetros começam a subir e Campo Grande deve amanhecer com mínima próxima de 17°C, enquanto Cuiabá pode voltar a alcançar aproximadamente 35°C de máxima.