Diversas cidades do Brasil devem ser atingidas por fortes chuvas nesta quinta-feira (10), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com aviso publicado pelo órgão, o alerta de perigo atinge mais de 400 municípios, que devem sofrer com ventos de mais de 100 km/h.
O alerta vermelho foi publicado nesta quarta-feira (9) pelo Inmet e vale até às 00h desta quinta-feira (10). O aviso de grande perigo atinge 466 cidades do país, que devem ser afetadas por chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
O risco é grande para danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Segundo o alerta, as áreas afetadas são:
- Oeste Catarinense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Noroeste Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Sudeste Paranaense;
- Norte Central Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Centro-Sul Paranaense;
- Serrana;
- Centro Oriental Paranaense;
- Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí.

Alerta em meio a formação de ciclone
O alerta para tempestades ocorre um dia antes da formação de um ciclone extratropical que deve atingir o Sul do país nesta sexta-feira (11). Segundo informações da meteorologista Ana Maria Pereira Nunes, da Meteored, o fenômeno deve afetar estados do Sudeste e Centro-Oeste, com risco de queda de granizo e chuvas extremas.
O ciclone está relacionado a uma frente fria que deve se consolidar entre a faixa leste da região Sul e o oceano, aumentando os riscos à população, segundo a meteorologista.
As tempestades devem tomar conta dos três estados da região Sul na sexta-feira (11), com o ciclone se consolidando entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo um aviso da Defesa Civil publicado nesta quarta-feira (9), que colocou mais da metade de Santa Catarina em alerta laranja para as tempestades na sexta-feira (11), os temporais aumentam o risco para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Quais são os tipos de ciclone?
Além disso, na sexta-feira, o risco de queda de granizo é elevado sobre toda a região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Paraná.
No sábado (12), a frente fria e as tempestades devem avançar em mais seis estados, no Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás) e Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).










