O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello se reuniu na manhã desta sexta-feira (7) com o vice-presidente do Paraguai, Pedro Alliana, e com o ministro da Indústria e Comércio, Marco Riquelme. A agenda também contou com a participação do presidente da Fiesc, Gilberto Seleme. No encontro, o governo catarinense afirmou que quer ampliar a integração comercial com o Paraguai e abrir uma nova rota logística entre os dois territórios. Entre as propostas estão a utilização dos portos catarinenses para as importações e exportações paraguaias e o aumento da compra de milho produzido no país vizinho.
Os representantes catarinenses defenderam que Santa Catarina conta com uma das mais importantes estruturas portuárias do Brasil e vem investindo na modernização e expansão de seus portos para aumentar a competitividade e conquistar novos mercados. A proximidade geográfica com o Paraguai é um dos principais fatores que podem tornar o Estado uma alternativa estratégica para o escoamento da produção paraguaia e para a entrada de produtos destinados ao país vizinho.
Veja fotos dos encontros
Outro tema central da reunião foi o milho, insumo fundamental para a economia catarinense, especialmente para as cadeias de produção de aves e suínos. Santa Catarina produz atualmente cerca de 2 milhões de toneladas por ano, mas consome aproximadamente 8 milhões de toneladas. Esse déficit obriga o Estado a buscar grande parte do milho em outras regiões do Brasil, principalmente no Centro-Oeste. Em alguns casos, a distância percorrida ultrapassa 1,3 mil quilômetros, aumentando significativamente o custo logístico. Com regiões produtoras paraguaias localizadas a cerca de 300 quilômetros de Santa Catarina, a importação do cereal pode encurtar distâncias e reduzir os custos em mais de 15%, aumentando a competitividade da agroindústria catarinense.
– O Paraguai é um parceiro estratégico para Santa Catarina. Está perto, está crescendo e tem uma política comercial muito alinhada com a nossa. Nós temos os portos de que eles precisam, e eles têm o milho de que nós precisamos. É uma parceria em que todos podem ganhar – afirmou o governador Jorginho Mello.
O ministro Marco Riquelme deverá encaminhar as duas propostas aos demais órgãos do governo do Paraguai. As equipes dos governos de Santa Catarina e do país vizinho seguirão tratando dos aspectos técnicos e comerciais necessários para viabilizar as iniciativas.



