O deputado Darci de Matos (PSD-SC) se reuniu com representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar da retomada das obras do campus em Joinville, paradas desde 2012. São necessários R$ 80 milhões para a obra.
Como não há orçamento, foi apresentado ao ministro uma proposta de parceria público privada (PPP) com um consórcio de construtoras que possui terrenos ao redor do campus.
— A UFSC gasta R$ 412 mil com o aluguel por lá. A empresa constrói o prédio sem custos à universidade e ainda valoriza o mercado imobiliário — afirmou o deputado.
Outra intenção é aumentar a oferta de cursos do campus em Joinville, que atualmente só possui o centro de engenharias.
Inova MEC
Durante o encontro, o ministro Weintraub anunciou o lançamento em breve do projeto Inova MEC, que possibilita a realização de investimentos privados nas universidades públicas. Pessoas físicas e jurídicas poderão arcar com construções ou doar materiais para as instituições, como já acontece em algumas áreas de pesquisa.
