Apesar do forte impacto da crise do novo coronavírus na economia, que derrubou em 22% a arrecadação do Estado de Santa Catarina em maio frente ao mesmo mês do ano passado, o nível de atividade econômica no Estado está em torno de 70%. Um dos dados que induzem a essa conclusão é o balanço sobre abertura e fechamento de empresas na Junta Comercial do Estado, a Jucesc.
Desde o começo do ano até o dia 3 de junho, SC teve um saldo positivo de 41.534 novas empresas. No período, foram abertas 63.915 empresas e fechadas 22.318. O resultado representa um crescimento de 9,8% frente ao mesmo período do ano passado quando o saldo ficou em 37.833 novas empresas. Durante a pandemia – entre 17 de março a 3 de junho, o saldo foi positivo em 17.930 novas empresas.
A maioria dos CNPJs são de MEIs, microempreendedores individuais. Nesse período de isolamento, foram abertos 19.188 negócios individuais e fechados 5.971. Apesar disso, foi expressivo o acréscimo de outras empresas, mais 4.713. Isso significa que os novos CNPJs não são apenas para criar emprego por quem perdeu vaga formal.
Em função da crise causada pela Covid-19 e da aproximação maior que está buscando com o setor empresarial, com apoio do novo secretário da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior, o governador Carlos Moisés está acompanhando mais de perto os indicadores econômicos do Estado, especialmente os apurados pelo próprio governo.
Por meio de nota da assessoria o governador observou que esses dados de novas empresas mostram que o Estado será o primeiro a sair da crise e que a característica empreendedora do povo catarinense auxilia nos momentos de dificuldades.
