Com a urgência da pandemia, a Associação Empresarial de Florianópolis passou a oferecer linhas de crédito com juros abaixo da média do mercado ou até sem juros para micro e pequenos empreendedores da cidade. Isso está sendo possível porque a entidade conta com o programa ACIFCred Emergencial em parceria com o Banco do Empreendedor. Foram reservados em torno de R$ 3 milhões junto ao programa Juro Zero da Prefeitura de Florianópolis.
Além do Banco do Empreendedor, a Acif também opera oferta de crédito com o Badesc e o Banco da Família, em linhas subsidiadas, contando com empréstimos de até R$ 150 mil.
– Trata-se de uma forma de adquirir recursos com baixo custo para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos ou coberturas emergenciais dos nossos pequenos empresários, que representam 80% dos geradores de emprego – explica Rodrigo Rossoni, presidente da associação.
Conforme o empresário, o microcrédito é uma opção ideal para valores menores e juros acessíveis. Outro diferencial é a ausência de garantias. A liberação é simplificada, mas dinheiro precisa ser aplicado no negócio, alerta Rossoni.
A propósito, Santa Catarina conta com uma das melhores redes de microcrédito do Brasil, que poderá ajudar a manter pequenos negócios nessa fase crítica.