Com o objetivo de atrair mais investimentos internacionais ao estado, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou de reunião nesta segunda-feira no Consulado Geral da França, em São Paulo, na qual participaram cerca de 30 empresários franceses. Ele destacou dados econômicos e sociais do estado.
O governador e secretários de SC foram recebidos pela cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, e pelo presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Thierry Besse. Acompanharam Jorginho Mello os secretários de estado de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen e da Fazenda, Cleverson Siewert, mais o presidente da agência estadual de atração de investimentos, a InvestSC, Gil Prayon.
Na sua fala, Jorginho enfatizou que o estado está fazendo investimentos em infraestrutura e que oferece aos empresários segurança jurídica e ambiente favorável aos negócios. No ano de 2025, empresas francesas anunciaram que têm planos para investir no Brasil cerca de R$ 100 bilhões até 2030.
– As empresas francesas já possuem uma presença importante em Saeancesas para Santa Catarina, mostrando o potencial do nosso estado e criando novas oportunidades de emprego e desenvolvimento – disse Gil Prayon, presidente da agência de investimentos do estado.
SC já sedia investimentos de grandes grupos franceses. Nessa lista estão a Engie Energia, Saint-Gobain (indústria de vidros), Carrefour, Leroy-Merlin (materiais de construção), Veolia (tratamento de água) e Elkem/Roche, por meio da Bluestar (indústria de silicones para vários setores).
