Poder: cresce lista de catarinenses com cargos em instituições nacionais na área econômica

SC tem forte representação em entidades nacionais, o que ajuda na definição de estratégias e investimentos

Compartilhe:

O presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni (E) foi eleito na última semana uma vice-presidência da Confederação Nacional do Comomércio (CNC), entidade presidida pelo amazonense José Roberto Tadros (D)

Estado líder nacional em desenvolvimento econômico e social, com a 6ª maior economia do país, Santa Catarina também se destaca com a participação de lideranças em cargos de influência e representação nacional. A última nova notícia foi a eleição do presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, para vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Quem chama a atenção para esse protagonismo é o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Serviços de SC, Edgard Usuy.

Continua após a publicidade

Para o secretário, que fez uma lista de lideranças em artigo em rede social, essa participação de lideranças de SC é mais uma “exportação” do estado. Ele cita Dagnoni, líderes da Fiesc, do Sebrae e outros. E a coluna incluiu mais alguns nomes nesta matéria.

Veja líderanças de SC em funções nacionais na área econômica:

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc) Gilberto Seleme, ocupa uma das vice-presidências da CNI. E o ex-presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar, também é vice-presidente da entidade.

Continua após a publicidade

Outra liderança de SC com destaque nacional é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), José Zeferino, que preside o Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. Além disso, é vice-presidente da Federação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA).

Na Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o primeiro vice-presidente é o catarinense Ernesto Reck, ex-presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). A empresária Maria da Conceição Junkes, de Joinville, é a 1ª vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional)

Na presidência de entidades nacionais

Entre as lideranças femininas de Santa Catarina em funções econômicas estratégicas estão Tânia Zanella, presidente executiva da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Isabel Baggio, presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abecred).

Continua após a publicidade

SC no governo federal

No governo federal, uma liderança catarinense em função estratégica é Tatiana Prazeres,  secretária de Comércio Exterior, função vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Continua após a publicidade

Outro catarinense em função estratégica do governo é Álvaro Prata, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Mais lideranças setoriais de SC

Continua após a publicidade

Além dessas lideranças citadas, outras de SC se destacam em entidades de representação nacional. O secretário Edgard Usuy lembra que o estado tem três lideranças na Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e mais três na Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  

Além disso, a entidade tem líderes no cooperativismo, tecnologia, transportes, varejo, micro e pequenas empresas, eventos, proteína animal e outros setores, observa ele. É importante para SC saber quem são seus representantes para poder ter uma maior interlocução, quando necessário e reconhecer esses protagonismos.