Fundado pelo Sebrae/SC para fortalecer gestões municipais, o Programa Cidade Empreendedora, que ganhou expansão nacional, chega aos 10 anos. Esse marco está sendo celebrado durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC 2026) no Expocentro de Balneário Camboriú com o lançamento do novo ciclo de 2027-2028, quando será priorizado aos municípios capacitação técnica para uso de inteligência artificial, adequações à reforma tributária e a programas federais.
“Chegamos aos dez anos do Cidade Empreendedora com uma história construída em Santa Catarina e que ganhou escala nacional. Para este novo biênio, entregamos ferramentas para que os prefeitos enfrentem a nova realidade fiscal, modernizem processos e retenham a riqueza nos territórios por meio das compras públicas e do apoio permanente aos pequenos negócios”, Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor Técnico do Sebrae/SC.
Nesses primeiros 10 anos do programa, o Sebrae prestou consultorias por meio de contratos de parceria para 219 cidades catarinenses, o que representa mais de 74% dos municípios de Santa Catarina. Em todo o Brasil, foram mais de 3 mil cidades.
A ênfase desse programa junto aos gestores públicos é melhorar o ambiente de negócios, incentivar a cultura empreendedora na educação e nas cidades e o desenvolvimento territorial sustentável.
Para o biênio 2027 e 2028, atendendo a demandas das prefeituras, o Sebrae/SC vai priorizar assessoria em inteligência artificial, reforma tributária e adesão a programas federais.
O Sebrae/SC participa do Comac com um estande, onde gestores municipais podem formalizar a adesão ao programa para os próximos dois anos.
