SC tem a menor taxa de desemprego do Brasil de toda a série histórica iniciada em 2012

Durante boa parte do período dessa nova série do IBGE SC liderou com as menores taxas de desemprego do Brasil

Compartilhe:

Empresas de diversos setores têm dificuldades para encontrar novos trabalhadores (Foto: Patrick Rodrigues, NSC, BD)

Santa Catarina registrou no segundo semestre de 2026 taxa de desemprego de 2,1%, que é a menor da história do Brasil considerando a atual série iniciada em 2012. A apuração é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) trimestral feita pelo IBGE.

Continua após a publicidade

Na passagem do primeiro trimestre para o segundo trimestre do ano, Santa Catarina teve 44 mil pessoas a mais ocupadas, o que significa aumento de 1,0 ponto percentual de ocupação.

O estado manteve a menor taxa de desocupação do país no último trimestre, abaixo da média nacional que ficou em 5,4% no mesmo período. Segundo o IBGE, a maior taxa de desocupação já registrada em SC chegou a 7,9% e foi registrada no primeiro trimestre de 2017.

Continua após a publicidade

No segundo trimestre deste ano, as menores taxas de desemprego foram em Santa Catarina (2,1%), Mato Grosso (2,2%), Espírito Santo (2,3%), Rondônia (2,6%) e Mato Grosso do Sul (2,7%). As maiores taxas de desemprego foram no Amapá (9,8%), Bahia (9,1%), Pernambuco (8,3%), Piauí (8,3%) e Sergipe (7,9%).  

Ainda no segundo trimestre de 2026, SC registrou a menor taxa de informalidade do Brasil, de 25,4%; e o maior percentual de trabalhadores ocupados no setor privado com carteira assinada, de 86,7%. Essas informações reforçam a resiliência da economia catarinense na criação e manutenção de empregos.

Outro indicador da Pnad é a taxa de informalidade, ou seja, trabalho sem carteira assinada ou sem empresa formal. As menores taxas foram de Santa Catarina (25,4%), Distrito Federal (28,7%) e Mato Grosso do Sul (29,2%).