Complexo da Polícia Civil ocupará terreno em Blumenau anunciado para escola federal

Compartilhe:

Terreno fica ao lado da Via Expressa, perto da BR-470 (Foto: Reprodução Google Street View)

Um terreno do município no bairro Fortaleza, em Blumenau, cedido em 2018 para o Instituto Federal Catarinense (IFC) construir sede própria, agora terá destino bem diferente. A prefeitura retomou a área de 12 mil metros quadrados e entregou, com autorização dos vereadores, à Polícia Civil, que pretende erguer no local um complexo policial. A reviravolta ocorreu porque, três anos depois, o governo federal não iniciou a obra do IFC conforme havia combinado.

Continua após a publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A nova lei, aprovada pela Câmara no pacotão de fim de ano, também prevê prazo de 36 meses para o governo estadual iniciar a construção do edifício para abrigar operações da Polícia Civil. Se as obras não começarem no prazo, o terreno volta outra vez para a prefeitura. A preocupação não é sem razão. Em 2014, a prefeitura já havia cedido o mesmo terreno ao Estado para construir uma Policlínica Regional, que jamais saiu do papel.

Continua após a publicidade

A área em questão fica na Rua Fritz Koegler, às margens da Via Expressa e perto da BR-470. Segundo o delegado regional, Rodrigo Marchetti, a futura unidade centralizará o plantão policial do Médio Vale do Itajaí. A atual Central de Polícia, no Garcia, será transferida para lá, assim como as divisões de investigação (DICs), a delegacia que atende à região Norte de Blumenau e uma nova unidade especializada em crimes ambientais.

— A nossa atual Central de Polícia já não comporta a demanda da terceira maior cidade do Estado, ainda mais que divide espaço com as DICs — analisa Marchetti.

Em 2017, a Polícia Civil e a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) elaboraram o esboço de um projeto semelhante, mas na Rua Itajaí, no prédio onde funcionava o antigo Centro de Saúde. Seria um complexo de três pavimentos, com 3 mil metros quadrados de área construída, orçado à época em cerca de R$ 8 milhões. Mas a proposta não foi adiante.

Marchetti diz que o esboço será adaptado ao terreno na Fortaleza. O governo estadual estaria comprometido em levar a obra adiante. Tomara que, na terceira tentativa de cessão, o imóvel municipal tenha melhor destino.

Continua após a publicidade

Leia também

Obras na BR-470 e na BR-280 vão parar na alta temporada

Tarifa dos táxis de Blumenau deve subir após quase seis anos

Continua após a publicidade

Show de fogos no Réveillon de Blumenau está mantido, diz prefeito

Por que em Blumenau obra nenhuma sai do papel sem antes virar novela