Federação espera pela Fifa para ter árbitro de vídeo na Final do Catarinense 2018

Compartilhe:

Está tudo muito bem encaminhado para a utilização do árbitro de vídeo na final do Campeonato Catarinense 2018, domingo, na Arena Condá. Os clubes aceitaram a utilização, aceitaram arcar com os custos, e o projeto já está todo montado com a empresa que tem o conhecimento e a experiência para executar VAR de acordo com o que determina a Fifa.

Continua após a publicidade

A anuência da entidade é necessária porque, apesar de a Fifa ter colocado o árbitro de vídeo como regra, a autorização vale para as Confederações e não para as Federações. Então é preciso aguardar esta autorização, que vem através da CBF. A resposta oficial pode vir a qualquer momento. Mas tem que sair antes da definição da escala para a decisão, que será na quinta-feira.

Quem pode operar o VAR

Continua após a publicidade

Chegando todo o aparato, o VAR será executado por árbitros credenciados treinados pela Fifa. Aqui estão prontos operar o VAR os árbitros Héber Roberto Lopes e Bráulio Machado. Entre os assistentes, Kléber Lúcio Gil, Neusa Back, Carlos Berkenbrock e Hélton Nunes. Se houver árbitro de vídeo, os escalados têm que sair destes seis. Se não houver, a FCF vai ter os adicionais atrás dos gols – os famosos vigias do Arnaldo.