Quem esperava que o VAR, o árbitro de vídeo, acabasse com as polêmicas, está percebendo que estava enganado. Na verdade, surge uma nova polêmica, que é a reclamação das seleções de quando ele vai ser utilizado. O Brasil reclamou contra a Suíça e queria a verificação de dois lances.
A Sérvia reclamou contra a mesma Suíça e tinha muita razão de reclamar, num pênalti escandaloso sobre Mitrovic, e foi ignorada. E a Suécia também tinha razão de pedir uma checagem no vídeo de um pênalti claro não marcado de Boateng, da Alemanha, em cima do atacante Berg, no início da partida do último sábado.
Do jeito que a Fifa vem usando o VAR, ele perde credibilidade. Os times viram reféns. O jogo não está claro. Deveria haver o direito ao desafio para as seleções. A checagem era feita e, como disse o técnico Tite, “que dessem a interpretação que tivessem”. É preciso ajustar. O VAR veio pra ficar e a tecnologia é muito bem-vinda, mas do jeito que está não vai dar.