Produção de banana deve superar 350 mil toneladas na região Norte de SC

Compartilhe:

Maykon Lammerhirt, AN

Maior produtora de banana em Santa Catarina, chefiada por Jaraguá do Sul, a Região Norte do Estado deve ter crescimento na produção do fruto em 2019, segundo estimativa do boletim Agropecuário da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O indicativo atual da companhia é que sejam produzidas 356,1 mil toneladas de banana na microrregião de Joinville ante 349,7 mil em 2017 e 354 mil estimadas no ano passado. A quantia demonstra que a região deve concentrar quase metade de toda a produção esperada no Estado este ano (728,1 mil t). O levantamento considera a colheita das bananas tipo caturra e prata, que deve representar rendimento médio em torno de 28.990 quilos por hectare (ha) de área plantada no Norte. O saldo fica acima do rendimento médio de 27.505 kg/ha registrado há dois anos, porém com área de plantio menor: redução de 12.714 ha para 12.285 ha.

Continua após a publicidade

Balanço

A tendência de alta na produção deve impactar nos próximos meses os preços de comercialização e de rendimento aos produtores do fruto. Isto porque, segundo a Epagri, no Norte catarinense houve redução na oferta com a antecipação da colheita dos cachos no final de 2018 por conta das altas temperaturas no período, o que reflete em volumes menores no mês de março. No entanto, o aumento das exportações no 1º trimestre de 2019 escoou parte da produção e valorizou as cotações entre fevereiro e março. “Entre março e abril, o aumento na oferta pressionou a desvalorização nos preços da fruta. A expectativa é que a melhoria na qualidade, com aumento de calibre e redução do chilling, possa recuperar as cotações nos próximos meses”, sinaliza.

Valor

O mesmo documento mostra que, em abril, em Santa Catarina, a cotação da banana-caturra valorizou 18,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, o que reflete o aumento da demanda relativa devido à baixa oferta das frutas de outras regiões brasileiras no mercado.No 1º quadrimestre de 2019 houve valorização de 83,1% nos preços. Já as cotações da banana-prata nos quatro primeiros meses de 2019 subiram 56,4%. Os números dão expectativa de um semestre com preços melhores que os do ano anterior ao produtor, com destaque para o crescimento no Sul Catarinense, em que a valorização nos preços, de 47,7% na banana-caturra e 38% na banana prata, elevou os preços médios estaduais de banana de março para abril.

Continua após a publicidade

 

 

cultivo na região

 

Comparativo dos dados do ano de 2017 em relação às estimativas (*) de 2018 e 2019 (Microrregião de Joinville):

 

2017

Área plantada: 12.714 hectares

Continua após a publicidade

Produção: 349.703 toneladas

Rendimento médio: 27.505 kg por hectare

Continua após a publicidade

 

2018*

Área plantada: 12.044 hectares

Continua após a publicidade

Produção: 354.005 toneladas

Rendimento médio: 29.393 kg por hectare

Continua após a publicidade

 

2019*

Área plantada: 12.285 hectares

Continua após a publicidade

Produção: 356.129 toneladas

Rendimento médio: 28.990 kg por hectare