Univille vai ampliar oferta de cursos e busca alternativas para financiar estudantes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Univille definiu seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. A ampliação de cursos presenciais e na modalidade de ensino à distância (EAD); o fortalecimento da área de pesquisa e extensão universitária, além de busca por mais receitas a partir da prestação de serviços são algumas das prioridades da instituição de ensino superior sediada em Joinville e com campus em outras cidades da região. A informação é do reitor eleito Alexandre Cidral, que tomará posse no dia 13 deste mês.

Continua após a publicidade

Só no ano passado 300 mil pessoas foram atendidas com serviços prestados à comunidade, em parceria com outras instituições, tanto do poder público como da iniciativa privada. Mil alunos estão envolvidos nestes projetos.

A Univille se prepara para criar cursos novos nas áreas de saúde – já tem sete – e na área de tecnologia, que está com alta demanda. Também a área de comunicação será contemplada. Novos cursos de Mestrado também estão mapeados, inclusive no campo do Direito.

Continua após a publicidade

Cidral diz que cursos em EAD poderão ser formatados em conjunto com outras universidades comunitárias ligadas à Associação Catarinense de Fundações Educacionais no Estado de Santa Catarina. O assunto já está em estudos e foi objeto de recentes conversas pelo conselho da Acafe.

Superadas as dificuldades financeiras, a Univille retomou sua capacidade de investimento. Nos últimos três anos firam aplicados R$ 20 milhões e o planejamento prevê, daqui pra frente, investimento de R$ 7 milhões por ano.

A universidade também estuda encontrar outras formas de financiamento estudantil para além do programa federal Fies. Claramente o Fies não dá conta de atender à crescente procura pelos alunos que precisam de financiar seus estudos. Elevar a oferta de bolsas de estudos com parceria com o poder público e empresas privadas é uma alternativa para captar e reter estudantes. Só na graduação, a Univille tem 7 mil alunos.

Leia também: Cruzeiro do Sul anuncia compra da Universidade Positivo