A tradicional fábrica Budweiser Budvar, da República Checa, produz 6 milhões de litros de cerveja por dia e marca presença hoje em 80 países, incluindo o Brasil na América Latina. A empresa é 100% estatal, mantém em funcionamento constante 10 gigantescos tanques de fermentação e um complexo industrial na cidade de Ceské Budejovice.
Estas informações foram dadas por um diretor da estatal aos integrantes da delegação da Fecomércio que esta semana realiza visita à República Checa, a convite oficial do governo.
Entre os fatores que deram renome mundial a cerveja Budweiser Budvar foram ressaltados: qualidade da água, captada no mesmo local da fábrica em um poço a 300 metros de profundidade. A água é tão boa que não precisa de tratamento, com muito pouco nitrogênio. O malte é próprio. O lúpulo também é plantado pela organização.
Ao lado foi inaugurado um moderno depósito com capacidade para 20 mil pallets, que recebe latas e garrafas de forma totalmente automatizada.
A fábrica atual tem capacidade para produzir 40 mil garrafas de cerveja por hora. Uma nova, a ser inaugurada em breve, produzirá 50 mil garrafas. Tudo automatizado.
A empresa tem 600 funcionários e seu lucro anual é de 20 milhões de dólares. Os catarinenses percorreram o parque industrial, incluindo as máquinas que fazem a limpeza dos vasilhames vazios e todo o processo de engarrafamento, rotulagem, empacotamento e distribuição, tudo automatizado.
Ao final da visita foram dadas informações sobre a polêmica disputa judicial entre Americanos e checos em torno da marca. Os Estados Unidos podem produzir e vender a marca Budweiser, enquanto os checos foram autorizados a fabricar e comercializar a marca Budweiser Budvar.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para participar do Grupo de Blumenau nos desfiles da 35ª Oktoberfest