Alfio Basile, atual treinador do Boca Juniors, deverá ser o novo técnico da seleção da Argentina, apesar do clube não ter um substituto para sua vaga, afirma a imprensa local.
“Entre tantas idas e vindas, Basile tem a decisão tomada: ele irá para a seleção”, traz o diário Olé.
A decisão final será anunciada após uma reunião na próxima segunda-feira entre Basile, Julio Grondona – presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA) -, e Maurício Macri, presidente do Boca.
O jornal afirma que não se descarta a possibilidade de uma conversa telefônica prévia entre o treinador e Grondona para “esclarecer o panorama”.
A oferta para dirigir a seleção foi feita a Basile há oito dias, mas ainda não foi definida porque o Boca não encontrou um substituto. Diante das sucessivas recusas, Macri tenta segurar Basile até dezembro, mas Grondona assegurou que essa possibilidade não é viável.
Basile, de 62 anos, já dirigiu a seleção argentina entre 1990 e 1994, quando a equipe ganhou duas vezes a Copa América (1991 e 1993). A eliminação da Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 nas oitavas-de-final, quando Maradona foi suspenso por doping, antecipou sua demissão.
Segundo o Olé, o treinador aceitará voltar à seleção e pretende, além disso, levar sua comissão técnica com ele. No entanto, um de seus integrantes, o ex-jogador do Boca Jorge Ribolzi, pode ficar como treinador no clube até dezembro, para que a equipe tenha mais tempo de escolher seu próximo comandante.
O Boca tem uma agenda lotada. Disputará a Recopa Sul-Americana contra o São Paulo, em um jogo de ida e volta, além de jogar o Campeonato Argentino e a Copa Sul-Americana.