Vacina da Covid-19: imunologista esclarece principais dúvidas

Compartilhe:

Eliane Martins, Índia Guarani da Aldeia Tekuaporam, de São Miguel. Agente Comunitária de Saúde Indígena em Biguaçu, na Grande Florianópolis (Foto: Divulgação/Prefeitura Biguaçu)

É possível tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus com o imunizante Coronavac e a segunda de Oxford ? Essa é uma das principais dúvidas que as pessoas têm, segundo a Drª Lúcia Abel Awad, imunologista e PhD em doenças infecciosas. Ela participou do programa CBN Total desta terça-feira (19) na Rádio CBN Diário.

Continua após a publicidade

“As pessoas devem receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina. Isso ocorre porque os estudos realizados foram feitos com a 1ª e a 2ª dose da mesma vacina e a eficácia delas é com base nisso”, explica.

A dúvida é muito comum entre os brasileiros, mesmo que no momento o país tenha apenas a vacina do Butantan- Sinovac. A segunda dúvida mais recorrente é sobre a recomendação de receber o imunizante e pertencer ao grupo de risco com doenças crônicas e comorbidades e não estar em estado pleno de saúde. A resposta é não.

Continua após a publicidade

“Num primeiro momento devem ser vacinados os grupos prioritários e saudáveis, Os estudos não foram feitos com pessoas com doenças graves ou crônicas”, explica.

Confira a entrevista:

CBN Diário · Lucia Abel Awad Imunologista 19 01 21

>SC tem 52 novas mortes e 3,1 mil casos confirmados de covid-19