Um exemplo do marasmo da coisa pública é um projeto de engenharia que foi bancado 100% por um grupo de empresários, justamente com o intuito de acelerar a esperada obra, mas que ainda não saiu do papel. E quem pensa que estamos tratando aqui de algo grandioso comete um ledo engano. Trata-se da construção de 3,2 quilômetros de vias marginais na esquecida BR-282, em Palhoça.
Em 2023, um grupo de 40 empresários da região se propôs a contratar um projeto de engenharia para a construção das marginais. O objetivo era dar agilidade ao DNIT para que, com o projeto em mãos, o órgão apenas abrisse a licitação para contratar o projeto executivo.
BR-282 em SC:
O projeto entre os quilômetros 15 e 18 foi apresentado ao órgão federal em agosto de 2023. Em dezembro de 2024, o DNIT devolveu o documento, pediu que ajustes técnicos fossem feitos e também fez recomendações. Até aí, embora atrasado, algo normal.
Depois, em 2025, o órgão federal pediu a atualização orçamentária, e este último documento foi entregue em setembro de 2026.
Agora, cabe ao DNIT lançar o edital para a contratação do projeto executivo.
É inacreditável que os motoristas já tenham esperado três anos e ainda não haja nem previsão de quando as obras irão se iniciar.
O custo estimado do trecho é de R$ 40 milhões e inclui rotatórias, pistas de aceleração, desaceleração e possibilidade de retorno, alças, ciclovias, calçadas e a ligação com ruas municipais de Palhoça e com o Contorno Viário da Grande Florianópolis.
A BR-282 é a grande rodovia da interligação regional, unindo o litoral, a serra e o oeste.
O descaso da União é enorme. É muito projeto e pouca obra. Temos manutenção e conservação, e isso evoluiu. Mas obras de ampliação, como as terceiras faixas, ainda estão distantes. E a necessária duplicação, se sair, é algo para uma década, no mínimo.
Santa Catarina merecia mais respeito. A BR-282 deve ser prioridade.
O DNIT informa que o anteprojeto para a implantação de vias marginais na BR-282/SC, em Palhoça, entre os entroncamentos com a BR-101/SC e o Contorno Viário (km 15 ao km 18), está concluído e aprovado tecnicamente.
Com o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com a Prefeitura de Palhoça, o DNIT finaliza os procedimentos necessários à licitação das obras.







