Cidade de SC que mais cresce vai contestar estimativa de população

Município teve avanço de 154% desde 2010

Compartilhe:

Itapoá está perto de alcançar 40 mil habitantes, conforme estimativa (foto: Prefeitura de Itapoá, Divulgação)

A cidade com maior crescimento proporcional da população em Santa Catarina pretende contestar a estimativa divulgada na semana passada pelo IBGE. A alegação da prefeitura de Itapoá, baseada em uma série de indicadores, é de que o número de moradores é maior. O recurso administrativo será encaminhado ao instituto nesta segunda-feira. 

Continua após a publicidade

A nova estimativa de Itapoá elevou o avanço populacional da cidade do litoral Norte para 154% nos últimos 16 anos. Conforme os dados do IBGE divulgados na sexta passada, o município conta com 37.488 moradores. A cidade apresentou o maior crescimento proporcional de Santa Catarina em relação à estimativa anterior, de 2025. O primeiro lugar no ranking do Estado também ocorreu no intervalo entre os dois censos, realizados em 2010 e 2022. 

A prefeitura de Itapoá vai apresentar dados de cadastros em postos de saúde, matrículas na rede de ensino, cobertura das redes de abastecimento de água e energia, número de eleitores, entre outros indicadores. O prefeito Jefinho Garcia alega, com base nos dados disponíveis, que a cidade litorânea passou dos 40 mil moradores. As estimativas populacionais do IBGE são elaboradas com base em tendências entre os censos, projeções de população e dados de Registro Civil.