Construção de ponte dupla em Santa Catarina vai usar vigas de até 85 toneladas

Maioria das peças previstas foi publicada

Compartilhe:

Vigas foram fabricadas em terrenos perto do canteiro de obras da ponte (foto: Prefeitura de Joinville, Divulgação)

A maior parte das vigas previstas para a Ponte Joinville foi concluída. O balanço divulgado nesta quarta-feira pela prefeitura aponta a fabricação de 111 das 127 peças de concreto. A construção da ligação de 980 metros entre as zonas Sul e Leste passou de 55% de execução. A previsão da conclusão dos trabalhos iniciados em maio de 2024 é para outubro de 2027. Houve prorrogação de 16 meses do cronograma. 

Continua após a publicidade

Imagens das obras

O custo das obras é de R$ 395,3 milhões. Outro contrato em execução da ponte é referente à supervisão, em torno de R$ 10 milhões. Os recursos são bancados com empréstimos internacionais. Neste momento, a principal frente de trabalho é nos blocos centrais, com conclusão das fundações e instalação de aduelas de concreto – o vão de 160 metros não terá vigas. O método será de balanços sucessivos.

As vigas são de diferentes portes, com 23, 33, 40 e 45 metros de largura. A altura é a mesma para todas, de dois metros. O peso varia entre 34 e 85 toneladas, com variações. As peças pré-moldadas serão instaladas na horizontal, formando o tabuleiro da ponte dupla, com duas estruturas separadas por 45 centímetros. A fabricação das vigas está sendo realizada em três terrenos. Há peças depositadas em ruas do bairro Adhemar Garcia, no aguardo de serem levadas para a ponte. Somadas, as vigas tem 4,6 km de extensão, conforme cálculo da prefeitura.