O financiamento para novo porto em Santa Catarina está entre os projetos aprovados como prioritários pelo Fundo da Marinha Mercante (FNM). A proposta para a implantação do Terminal Mar Azul, em São Francisco do Sul, em montante de R$ 1,9 bilhão, foi aprovada na 64ª reunião do Conselho Diretor. Ao todo, foram 26 projetos selecionados, distribuídos em nove Estados, em financiamento de R$ 8,3 bilhões.
Imagens dos portos de São Francisco do Sul e Itapoá
A aprovação pelo conselho do Fundo da Marinha Mercante autoriza que os projetos avancem para a análise dos agentes financeiros. A contratação e o desembolso dos financiamentos dependem do cumprimento das condições de cada operação, conforme divulgado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos.
O Terminal Mar Azul é um terminal de uso privado a ser implantado pela Norsul. A instalação portuária fará movimentação de produtos siderúrgicos, como bobinas de aço, e fertilizantes. O empreendimento poderá criar 1,8 mil empregos diretos, segundo informado pelo Ministério dos Portos.
A estimativa inicial era de movimentação de cinco milhões de toneladas por ano. No entanto, o volume deve crescer com a operação de fertilizantes. A área escolhida para o novo porto fica na região das Laranjeiras, com acesso pela BR-280. O empreendimento conta com licenciamento ambiental, em autorizações concedidas pelo Ibama. No mês passado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) atendeu ao pedido da empresa e autorizou a prorrogação do prazo, em até cinco anos, para início das operações.
Além do Porto de São Francisco do Sul, administrado pelo governo do Estado, a cidade conta com TUP da Bunge (antigo Terminal de Granéis de São Francisco do Sul), perto de entrar em operação. Há mais empreendimentos em fase de licenciamento, sem previsão ainda de início da construção. Em Itapoá, além do Porto Itapoá, em funcionamento desde 2011, há estimativa de início das obras do porto da Coamo em 2027.

















