Por que houve a queda na fatia de Joinville no bolo do ICMS

Secretaria da Fazenda de Joinville aponta motivos para redução

Compartilhe:
Apesar da queda, Joinville mantém liderança na receita do ICMS no Estado

(foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

A redução na produção industrial e a menor atividade comercial em 2021 são os principais motivos apontados pela Secretaria da Fazenda de Joinville para a queda na participação da cidade no retorno do ICMS. No próximo ano, Joinville terá direito a 8,2% da receita do imposto repartida entre os municípios. Em 2022, o índice é de 8,7%.

Continua após a publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Fazenda citou o desempenho econômico de Joinville em 2021 porque é o esse o ano de referência para a definição do índice de participação dos municípios de 2023 (o cálculo é sempre de dois anos antes). No caso das indústrias, a escassez de chips para a montagem de equipamentos eletrônicos foi citada como um dos fatores para a queda na produção.

Continua após a publicidade

A menor atividade comercial, junto com o desempenho da indústria, acabou contribuindo para o efeito cascata, com impactos nos serviços de transportes e de telecomunicações, e do consumo de energia, conforme a secretaria. Em relação ao ICMS Educação (peso de 10% na definição do repasse e formado pelo número de matrículas e desempenho em testes de aprendizagem), a Fazenda afirma que não deverá ter redução no próximo exercício devido aos “expressivos investimentos realizados”.

Apesar da queda, Joinville manteve a liderança no ICMS em Santa Catarina. Em junho, quando foram divulgados os índices provisórios para 2023, Itajaí aparecia em primeiro lugar. A implantação do ICMS Educação ajudou Joinville a recuperar parte das perdas. O retorno do ICMS é principal receita da prefeitura de Joinville, com fatia de 31% (último balanço da Lei Fiscal, com exclusão de receitas patrimoniais).

Câmara de Joinville volta a aprovar proposta de faixa para motos em semáforos

Joinville tem avanço no PIB e passa a ocupar 25º lugar no ranking nacional

Continua após a publicidade

Edital para perícia das obras do Mathias, em Joinville, tem empresa inscrita

Câmara de Joinville aprova redução de ISS para dois setores

Continua após a publicidade

Joinville mantém liderança no repasse do ICMS, novo critério “ajuda”

Câmara de Joinville revoga lei anterior e aprova regras mais simples para aplicativos