Retomada da construção do Palácio das Orquídeas em SC define empresa

Obras estão paradas desde o final do ano passado

Compartilhe:

Estufa para flores envidraçada está prevista no projeto (foto: Divulgação)

A prefeitura de Joinville homologou a concorrência para a contratação da retomada das obras do Palácio das Orquídeas. A vencedora do certame foi a Construtora Viseu, conforme publicação nesta quinta-feira. Os trabalhos devem ser autorizados nas próximas semanas. O prazo para a execução será de 12 meses, a partir da ordem de serviço. O custo dos trabalhos será de R$ 14 milhões.

Continua após a publicidade

Confira imagens

As obras do Palácio das Orquídeas foram iniciadas em 2024, com paralisação no final de 2025 e rescisão contratual em janeiro passado. A prefeitura alegou descumprimento contratual. A principal construção do palácio será a estufa para flores, com formas baseadas no Museu Nacional da Imigração e Colonização. A estrutura será metálica, com uso de concreto armado e fechamento com vidro. Outra edificação prevista será de laboratório, para uso de alunos da rede municipal. O projeto prevê também anexos comerciais e de lazer, com passeios, espelho d´água e decks de madeira.

O Palácio faz parte da primeira etapa do futuro Parque 25 de Julho, em Pirabeiraba. As demais etapas, como a Vila Enxaimel, ainda não têm estimativa de quando será licitadas. A prefeitura pretende conceder o parque para a iniciativa privada, em conjunto com mais áreas públicas, como o Mirante do Boa Vista e Parque do Finder, por exemplo. Neste momento, os estudos de modelagem estão em andamento.