No palco da Bandoneon Fest, realizada neste final de semana em Joinville, diferentes gerações mostraram que continua viva a tradição envolvendo o instrumento. O evento chegou à 18ª edição.
Justiça arquiva ação do MP sobre exames de ultrassonografia
A queda no tempo médio para realização dos exames fez a Justiça encerrar a ação aberta pelo Ministério Público em 2011 contra a Prefeitura de Joinville e o governo do Estado envolvendo os exames de ultrassonografia. A demora, que já chegou a quatro anos, agora estaria em 72 dias. A Secretaria de Saúde alegou ainda que o período só não é menor devido à necessidade de exames preliminares e as faltas dos pacientes.
Colaboração
Em Jaraguá do Sul, os vereadores estão analisando projeto da Prefeitura para criar a possibilidade de contribuição facultativa (paga quem quiser) para empresas e pessoas ajudarem a PM: o dinheiro vai para um fundo de convênio entre o município e a corporação.
A favor da APA
Em nota, a Univille garante apoiar as recomendações de criação de uma área de proteção ambiental (APA) feitas pelo Diagnóstico Socioambiental do Ecossistema Babitonga. O estudo foi feito pelo projeto Babitonga Ativa, ligado a uma das pró-reitorias da universidade. A Univille lembra que o modelo de unidade de conservação tem menos restrições, inclusive permitindo que empreendimentos sejam beneficiados por certificação ambiental.
Rumores
A Univille fez a nota depois que começaram a surgir temores, principalmente entre os prefeitos de região, de que a proposta de criação de uma reserva de fauna estaria de volta. Nem o Diagnóstico Socioambiental defende a reserva (é favorável à APA, assim como os prefeitos), nem o ICMBio tem se manifestado nesse sentido.