Os advogados de Santa Catarina estão de olho em um movimento inédito que começa a ser desenvolvido nesta sexta-feira (27). Em um novo formato, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) inicia um processo de votação para a definição do Quinto Constitucional para ocupação de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O primeiro passo será o julgamento de recursos, nesta sexta-fera, mas sábado (29) é que uma lista de 12 nomes vai ser escolhida.
Continua depois da publicidade
Bastidores jurídicos estão agitados em Santa Catarina
A votação de sábado será feita apenas por 43 membros do Conselho Estadual da OAB-SC. Cada um escolhe 12 nomes entre os 23 inscritos. A tendência é que a nominata da lista seja composta por um advogado de cada região da entidade de advocacia.
O presidente da OAB-SC, Rafael Horn, destaca que depois da definição dos 12 nomes, haerá uma votação aberta a todos os associados à subsecção para a escolha de seis indicados à Lista Sêxtupla, um formato inédito. A eleição deve ocorrer na segunda quinzena de junho, segundo Horn, mas ainda não há uma definição de data.
Com a Lista Sêxtupla, caberá ao TJ-SC a definição sobre os três nomes que vão para o governador Carlos Moisés da Silva fazer a confirmação. Normalmente, o mais votado dos seis é o indicado pelo governador.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, os nomes que estão inscritos para a disputa de sábado estão em campanha aberta. As redes sociais também se tornaram campo para a busca de votos.
