Com um potencial de turismo ambiental alto nas épocas do ano onde baleias buscam as águas do Litoral do Estado, Santa Catarina tem um exemplo em Portugal a ser seguido. Na visita que este colunista está fazendo ao país europeu, nesta semana, a viagem coordenada pela TAP Air Portugal e por setores de Turismo portugueses teve um passeio para avistar baleias e golfinhos na região da Ilha Terceira, que fica no Arquipélago de Açores. A atividade é bastante comum no local e promovida por empresas.
Continua depois da publicidade
Segundo João Bernardo, guia de turismo e biólogo marinho, o principal pilar para que o trabalho se mantenha ao longo dos anos é um protocolo específico para a proteção dos animais. Durante o passeio feito nesta quarta-feira (24), foi possível avistar golfinhos da espécie pintado e também duas baleias cachalotes.
Veja fotos do passeio
Para monitorar a presença dos animais, os guias utilizam hidrofones. Os equipamentos são usados como espécies de “telefones”, como uma concha colocada embaixo da água.
Os passeios são feitos diariamente, com embarque no estaleiro principal da região central da Angra do Heroísmo, que é a principal cidade da Ilha Terceira.
Continua depois da publicidade









