Bom dia! O Café com Ânderson está servido. Saiba as informações e bastidores desta quinta-feira, 16 de outubro de 2025. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Oficializados

O governo de Santa Catarina publicou a portaria que oficializa a criação de dois escritórios internacionais. Como a coluna já havia adiantado, as estruturas ficarão na China e nos Estados Unidos. Os escritórios serão braços da Invest SC, empresa pública responsável por parcerias e investimentos do Executivo estadual. A oficialização veio acompanhada da designação dos servidores que ocuparão as chefias das duas representações.

Quem vai

Para o escritório da China, a escolhida é Caroline Laís Schüler Canale. A unidade ficará em Xangai, um dos principais centros econômicos chineses. Já nos Estados Unidos, o representante será Rodrigo Meyer Prisco Paraíso, com sede em Nova York.

Prazo

De acordo com a portaria assinada pelo diretor-presidente da Invest SC, Renato Lacerda, os dois servidores ficam autorizados a se ausentar do Brasil por um período de dois anos, entre 12 de dezembro de 2025 e 12 de dezembro de 2027.

Intenção

Quando anunciou a criação dos escritórios, em agosto, o governador Jorginho Mello (PL) afirmou que o objetivo é manter estruturas permanentes nos dois países para negociação com autoridades e empresários locais. Segundo ele, as missões internacionais são importantes, mas a presença fixa de representantes catarinenses é essencial para ampliar os negócios.

Continua depois da publicidade

Super Quinto

A coluna apurou que devem ser confirmadas, nos próximos dias, as datas-chave do Quinto Constitucional da OAB-SC no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). A tendência é que a sabatina dos seis candidatos da Lista Sêxtupla ocorra em 17 de novembro, e a votação entre todos os desembargadores em 3 de dezembro.

No mesmo dia

A formação da Lista Tríplice do chamado “Super Quinto” deve ocorrer na mesma sessão do Pleno do TJ-SC em que será escolhida a nova presidência do Tribunal, também no dia 3 de dezembro. A sessão deve começar às 9h, com a eleição da presidência primeiro e, em seguida, a votação do Quinto.

Só em 2026

Com a criação de 12 novas cadeiras de desembargador, prevista no projeto que tramita na Alesc e deve ser aprovado em breve, dois novos Quintos Constitucionais deverão ser abertos. Nos bastidores da OAB-SC e do MP-SC, a expectativa é que os processos sejam iniciados apenas em janeiro de 2026, mesmo que as vagas sejam criadas ainda no fim de 2025.

Justa homenagem

Nesta quinta-feira (16), em Blumenau, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) fará uma homenagem ao promotor Flávio Duarte, que morreu em outubro de 2022, vítima de AVC, aos 55 anos. O ato será durante a abertura do Prioriza, uma agenda da procuradora-geral de Justiça, Vanessa Cavalazzi, em que ela vai até as regiões do Estado para a definição das pautas prioritárias das promotorias locais. Familiares de Flávio estarão presentes na homenagem.

Continua depois da publicidade

Enfrentamento

Flávio marcou época dentro do MP-SC ao coordenar a denúncia e as audiências, por parte da promotoria, no caso dos atentados de 2012 e 2013, que colocaram fogos em ônibus e tiveram ataques a prédios públicos. Ao todo, 98 criminosos foram condenados, tanto em primeira como segunda instância. Coube ao promotor de Blumenau a responsabilidade do caso, o que ficou marcado na história do combate às facções criminosas em Santa Catarina.

Cabeça de candidato

A um ano das eleições presidenciais, o livro “Cabeça de Candidato”, de Alberto Lage e Iracema Rezende, será lançado em Florianópolis, no dia 6 de novembro, em evento no Instituto Perillo. Entre os títulos mais vendidos na categoria Eleições, Política e Ciências Sociais da Amazon, a obra analisa os bastidores de uma campanha eleitoral. Além de autografar exemplares, os autores participarão de um bate-papo sobre o papel da emoção, da estratégia e da pesquisa qualitativa nas decisões que definem vitórias — ou derrotas — nas urnas. O evento será a partir das 18h30min, na sede do instituto, na Rua Fúlvio Aducci, 627, na Capital.

Bombeiros

Foi aprovado, pelos 26 deputados estaduais presentes na sessão da Alesc desta quarta-feira (15), o projeto do governo do Estado que promove mudanças no Corpo de Bombeiros Militar. Entre os principais pontos estão: autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao Corpo de Bombeiros; criação de novos órgãos administrativos — como Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência; e a inclusão do Conselho Estratégico do CBMSC.

Veja fotos da sessão da Alesc desta quarta-feira

Continua depois da publicidade