Olá, bom dia! É quinta-feira, 20 de março de 2025. O Café com Ânderson chega quentinho com informações e bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Vai agitar
O governador Jorginho Mello (PL) viajou para o Oeste de SC. Nesta quinta-feira (20), ele realiza mais uma edição do SC Levada a Sério, em que se reúne com os prefeitos da região para prestar contas e ouvir demandas. A agenda de hoje é em Chapecó, cidade do prefeito João Rodrigues (PSD), que, daqui a dois dias, lança a pré-candidatura ao governo do Estado para 2026 num evento do PSD.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Encontro
João Rodrigues estará no encontro promovido por Jorginho e deve se sentar frente a frente com o governador na rodada promovida pela caravana, onde os prefeitos são chamados individualmente para apresentar suas demandas. As conversas começam nesta quinta e se estendem até sexta-feira, na sede da associação dos municípios da região. A conferir como será a conversa dos dois pré-candidatos de 2026.
Quem vai?
Aliás, o encontro do PSD para o lançamento da pré-candidatura de João Rodrigues virou motivo de uma pergunta frequente entre os políticos: “Você vai ao evento em Chapecó?”. A resposta depende do partido e do interesse de cada um em 2026.
Continua depois da publicidade
Saia justa
Dentro do PSD, um nome já está confirmado como ausente: o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Muito próximo ao governador Jorginho Mello (PL), ele tem um pretexto para não ir a Chapecó, que é o aniversário da capital, comemorado no final de semana.
Escolhida
A promotora Vanessa Cavallazzi deve tomar posse no começo de abril como procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina. A escolha do governador Jorginho Mello (PL) foi anunciada nesta quarta-feira (19), mas já havia sido tomada na terça-feira (18).
Eleitoral
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) derrubou a decisão de primeira instância que cassou o mandato do prefeito eleito de Indaial, Sílvio César da Silva (PL). Opositores estavam confiantes de que o resultado seria o contrário e já faziam as contas para uma eventual eleição suplementar. O TRE, porém, deu uma vitória expressiva ao prefeito. O caso tende a ser levado ao TSE.
Meio a meio
Com a posse de Luiz Fernando Vampiro como deputado federal no lugar de Chiodini, que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura, a bancada do MDB catarinense em Brasília tende a se dividir em dois grupos. Vampiro deve se juntar ao deputado Pezenti, que faz oposição ao PT, enquanto Valdir Cobalchini e a senadora Ivete da Silveira devem se manter nas orientações do partido no Congresso e votar com o governo.
Continua depois da publicidade
Reeleita
A vereadora Marcilei Vignatti, de Chapecó, foi reeleita presidente da UVESC (Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina) nesta quarta-feira, 19 de março, após o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais. Durante a Assembleia Geral, Marcilei venceu a chapa adversária, liderada pelo vereador de São José Cryslan de Moraes.
Situação
Os médicos Jalmir Rogério Aust, Amilton Carniel Guimarães e Gabriel Gustavo Longo concorrem à reeleição da Unimed Grande Florianópolis no dia 25. À frente da cooperativa médica, eles defendem a continuidade da gestão, afirmando que intensificaram a valorização dos 1,9 mil médicos cooperados, com reajuste de 12,5% nos honorários e suspensão do pagamento de 5% ao Fundo de Sustentabilidade, entre outras ações.
Oposição
O outro grupo que disputa o comando da Unimed Grande Florianópolis é liderado pelo ex-presidente da Associação Catarinense de Medicina por dois mandatos, o médico Ademar Paes Junior. Ele defende fortalecer o diálogo com os cooperados e aumentar os honorários médicos como duas das principais propostas de gestão. Além disso, afirma que a cooperativa precisa trabalhar e agir alinhada aos cooperados.