Bom dia, a coluna está de volta. Depois de 10 dias de férias, o Café com Ânderson retorna aos trabalhos com notas quentes dos bastidores do Poder em Santa Catarina. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

De volta
O governador Jorginho Mello (PL) chegou a Florianópolis no início da madrugada desta quinta-feira (26), após cumprir roteiro pelo Japão e outros países da Ásia (veja abaixo) fotos da missão. Ainda na manhã desta quinta, ele embarca para Piratuba, onde participa da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus.

Pé no acelerador
Mesmo após 12 dias de viagem, a agenda do governador será intensa até o final de semana. Nesta sexta-feira, ele participa da cerimônia de entrega das comendas da indústria, na Fiesc. Já no sábado, estará presente no lançamento da estação de inverno, na Serra Catarinense.

Apoio a Bolsonaro
No domingo (29), Jorginho confirmou presença no ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será realizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). O evento é organizado pelo pastor Silas Malafaia.

Fotos da missão de Jorginho na Ásia

Continua depois da publicidade

Será que agora vai?
O Conselho Estadual da OAB-SC se reúne nesta sexta-feira (27). Entre os itens da pauta, está a definição sobre o lançamento do edital da vaga do Quinto Constitucional aberta pelo TJ-SC para a advocacia desde janeiro. Os bastidores indicam que, finalmente, o formato será aprovado e o edital deverá ser publicado na próxima semana.

O que muda
A tendência é que três pontos, debatidos nos bastidores nos últimos meses, sejam mantidos: o voto no Conselho Estadual seguirá aberto; a lista de 12 nomes, votada pelo próprio Conselho, contará com cota de gênero — 50% para homens e 50% para mulheres; e também deverá ser aprovada uma cota racial de 10%.

Judicialização
As possíveis mudanças que serão aprovadas pelo Conselho Estadual já estão sendo questionadas na Justiça. O advogado Rodrigo Curi, candidato na eleição da OAB-SC de 2024, entrou com ação na Justiça Federal contra as alterações. O juiz responsável pelo caso deu prazo para que a OAB preste esclarecimentos.

Falando nisso…
Esta promete ser a vaga de Quinto Constitucional mais disputada dos últimos anos, em razão dos nomes envolvidos, o que deve intensificar os movimentos políticos e administrativos com o lançamento oficial do edital. Um dos reflexos pode ser a saída do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. A confirmação é aguardada para os próximos dias, com o retorno de Jorginho ao Brasil.

Continua depois da publicidade

Substituto
O advogado Rodrigo Fernandes, responsável pelos processos eleitorais de Jorginho, é o favorito para assumir a Procuradoria-Geral do Estado. O procurador Felipe Varela é cotado para ser o adjunto de Rodrigo.

Republicanos
O deputado federal e presidente estadual do Republicanos em SC, Jorge Goetten, organiza um evento de filiações da sigla no dia 7 de julho, com a presença do presidente nacional do partido, o deputado federal Marcos Pereira. A reunião será no hotel Faial, em Florianópolis. Além de participar do ato político, Pereira também deve almoçar com o governador Jorginho Mello (PL).

Justiça
O projeto de pesquisa “Inovação Social no Direito”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Acesso à Justiça do TJ-SC, em parceria com entidades como a UFSC, será apresentado no Summit Cidades, nesta quinta-feira (26).

Aliás
O Summit Cidades, organizado pela Fepese, tem se destacado como um dos eventos mais prestigiados do Estado. Autoridades dos três Poderes e prefeitos de diversas regiões circulam pelo local desde terça-feira (24). O encerramento ocorre nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade