Bom dia! Está servido o Café com Ânderson de 18 de fevereiro de 2026, quarta-feira. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Aval do ex-presidente
A informação da jornalista Jussara Soares, da CNN, de que o ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para a dupla Carlos Bolsonaro e Carol de Toni disputar o Senado pelo PL em Santa Catarina abre a porta para que o governador Jorginho Mello (PL) oficialize a chapa de reeleição. Tanto Jorginho quanto Carol esperavam uma posição do pai de Carlos. A deputada federal, entretanto, tem se mostrado reticente com os movimentos e estaria com medo de anunciar a permanência no PL e depois ser preterida.

E Amin?
A preocupação de Carol se justifica pela resposta a uma pergunta que a maioria dos articuladores dos bastidores vem se fazendo com a “autorização” de Jair Bolsonaro: e como fica Esperidião Amin? O temor da deputada federal é que ela se mantenha no PL e depois fique sem espaço em uma composição de Jorginho com a federação União Progressista, que tem Amin como principal nome.

Aliás
A federação tem dito que a pré-candidatura de Amin ao Senado é uma das condições para as negociações de apoio aos pré-candidatos ao governo do Estado.

Troca
Com a saída de Fábio Botelho da chefia de gabinete da Prefeitura de Florianópolis, o substituto será André Alves, atual controlador-geral do município. Alves, que é coronel da reserva da PM-SC e já ocupou outras funções na prefeitura, vai acumular as funções do gabinete e da controladoria.

Continua depois da publicidade

Confirmada
A saída de Fábio Botelho será anunciada na coletiva de imprensa do balanço do Carnaval, às 14h30min desta quarta-feira (18). Ele vai se dedicar à pré-campanha de deputado estadual pelo Podemos.

No divã
Desde a decisão do governador Jorginho Mello (PL), que preteriu o MDB na vaga de vice para o projeto de reeleição, os emedebistas fazem avaliações. Seja em conversas formais ou informais, são diferentes as análises. Há quem opine pela manutenção do apoio ao governador e também quem defenda um projeto próprio ou até apoio a outra candidatura.

Roteiro
Essas análises começarão a ser mensuradas a partir desta quarta-feira (18), com o início do projeto “O MDB vai ouvir você”, uma agenda de encontros macrorregionais do comando estadual da sigla pelo Estado. A ideia é fortalecer o diálogo, ouvir as bases e aproximar ainda mais o partido das lideranças e das comunidades locais. A iniciativa reunirá deputados estaduais e federais, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças regionais. O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, é quem comanda os encontros.

Roteiro (2)
A primeira cidade visitada será Guaraciaba, nesta quarta-feira (18), às 19h, no Clube da Linha Sete. Na quinta-feira (19), serão realizados dois encontros: o primeiro em Chapecó, às 11h, no Hotel Bertaso; e o segundo em Concórdia, às 19h, na Câmara de Vereadores. Na sexta-feira (20), os eventos serão em Campos Novos, às 11h, na Câmara de Vereadores, e em Videira, às 19h, na sede da CDL. Por fim, no sábado (21), será a vez de Lages, às 11h, na Associação dos Aposentados.

Continua depois da publicidade