Olá, bom dia! Está no ar a edição desta quinta-feira, 11 de setembro de 2025, do Café com Ânderson. Em notas, os bastidores do Poder em Santa Catarina. Confira:

Continua depois da publicidade

O que muda
Na reunião com os líderes das bancadas da Alesc, nesta quarta-feira (10), o governador Jorginho Mello (PL) detalhou as mudanças previstas nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. Entre os pontos do projeto que será enviado à Assembleia estão o fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização dos dois programas, a definição de critérios mais objetivos para seleção dos beneficiados, com teto de R$ 1,5 milhão em bens do grupo familiar, e a padronização da exigência de renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos.

Carência
O projeto também prevê a fixação de um valor máximo para pagamento de mensalidades e a alteração no cálculo do Índice de Carência (IC), atribuindo maior peso aos estudantes inscritos em cursos de engenharias e licenciaturas. Haverá ainda responsabilização maior das universidades em caso de falhas no controle.

Tramitação
Segundo o governo, os ajustes são resultado do acompanhamento interno e de recomendações de órgãos de controle. As mudanças ocorrem após relatório do TCE-SC que apontou indícios de fraudes e necessidade de melhorias na fiscalização.

Agora vai?
A Câmara de Vereadores de Florianópolis remarcou para segunda-feira (15) a votação do projeto que altera regras da Zona Azul. A análise estava prevista para esta quarta (10), mas foi retirada de pauta após um impasse político entre a Câmara e a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Clima
Nos bastidores, a leitura é de que o chefe de gabinete do prefeito Topazio Neto, Fábio Botelho, tem ganhado protagonismo e avançado sobre espaços de vereadores. Botelho é pré-candidato a deputado estadual em 2026, assim como alguns parlamentares da base, o que aumentou as tensões e tornou as reações públicas.

Pé no freio
Após conversas para conter os atritos, Câmara e prefeitura decidiram reduzir o tom e colocar o pé no freio.

Chapa pura
O deputado estadual Sargento Lima (PL) defendeu em vídeo que a chapa ao Senado em 2026, ligada ao governador Jorginho Mello, seja formada por Carlos Bolsonaro e Carol de Toni. Ele pede “chapa pura”, em contraposição ao plano atual, que prevê Esperidião Amin na segunda vaga.

Pessedistas
O encontro estadual do PSD começa nesta quinta (11) em Balneário Camboriú. A segunda parte será em Florianópolis, na sexta (12). São esperados os governadores do RS, PR e PE, além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Continua depois da publicidade

TRE-SC (1)
O TRE-SC retoma hoje (11) o julgamento do recurso que pede a cassação do prefeito de Penha, Luizinho Américo (PL), e a inelegibilidade do deputado estadual Ivan Naatz (PL). O processo volta com o voto do juiz Filipe Ximenes.

TRE-SC (2)
Já no TSE, em Brasília, os ministros retomam na terça-feira (16) a análise da Lista Tríplice para vaga de jurista no TRE-SC. Há duas semanas, a ministra Isabel Gallotti pediu vista, algo incomum nesse tipo de votação.

Nomeado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o ex-procurador-geral de Justiça de SC Fernando da Silva Comin para recondução ao cargo de conselheiro do CNMP. Ele exercerá o segundo mandato de dois anos. O decreto foi publicado na segunda-feira (8).