Bom dia! O Café com Ânderson desta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, está servido. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Sancionou
O governador Jorginho Mello (PL) sancionou o projeto que enfraquece a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Um dia após a aprovação, o texto foi oficializado nesta quinta-feira, retirando a Ouvidoria da CGE e transferindo a estrutura para a Casa Civil.
É bom lembrar…
A nova lei, na prática, atende principalmente às mudanças no Procon, que passa a ser vinculado à Secretaria de Segurança Pública. Além disso, cria 80 cargos comissionados cujas áreas de atuação não estão descritas.
Mudanças na Celesc
Um dos projetos aprovados na Alesc nesta semana trata de alterações internas na Celesc. O decreto legislativo aprovado pelos deputados dá aval para que os conselheiros do Estado na companhia aprovem mudanças estruturais. O governo havia enviado a proposta no início da semana, mas, como o acordo previa analisar apenas textos enviados até o começo do mês, a Alesc apresentou um novo projeto com a mesma temática.
O que muda
Com a aprovação, ficam confirmados os votos dos conselheiros do Estado na Celesc para as mudanças internas. O tema foi alvo de intenso debate no Conselho de Administração, no início de novembro. Um dos conselheiros, Paulo Guilherme de Simas Horn, representante dos empregados, argumentou que as mudanças trariam, entre outros problemas, mistura indevida entre atividades de Distribuição e Geração, transferência da Comercialização de Energia para a Diretoria Administrativa e esvaziamento da Diretoria Comercial.
Continua depois da publicidade
Passou
Apesar da discussão, a maioria dos conselheiros votou pela aprovação da proposta. Com o aval da Alesc, as mudanças serão implementadas.
Carlos a caminho
A renúncia de Carlos Bolsonaro ao cargo de vereador no Rio de Janeiro para disputar o Senado por Santa Catarina acelera o cenário eleitoral de 2026. O que antes gerava dúvidas agora se confirma: Carlos está mesmo de mudança para o Estado e será candidato. Não há mais retorno.
Efeitos
Com isso, a deputada federal Carol de Toni terá que definir seu caminho. Nas redes sociais, ela já sinaliza que não pretende abrir mão da disputa pelo Senado.
Nova presidente
Nesta sexta-feira (12), às 17h, ocorre a posse da desembargadora Teresa Regina Cotosky como presidente do Tribunal Regional do Trabalho em Santa Catarina (TRT-SC), na Sala de Sessões do Pleno. Também assumem a vice-presidência a desembargadora Mirna Uliano Bertoldi e a Corregedoria Regional o desembargador Reinaldo Branco de Moraes. Eleitos em outubro, eles comandarão o Tribunal pelos próximos dois anos, a partir de 7 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Posse
O novo desembargador do TJ-SC oriundo do Quinto da OAB-SC, Willian Quadros, toma posse no dia 18 de janeiro, às 14h, em cerimônia no gabinete. No fim de janeiro de 2026, ocorrerá a tradicional solenidade destinada aos novos desembargadores, na sede do Tribunal.
Catarinenses em destaque
A agência Ápice Comunicação, de Criciúma, conquistou nove troféus no Prêmio Lusófonos da Criatividade, após chegar à final com 21 trabalhos. Foram duas pratas e dois bronzes com a campanha “Vai com Calma, a vida é uma”, da Unimed Criciúma. Com a Prefeitura de Criciúma, a campanha do centenário da cidade rendeu um ouro e um bronze. Já o vídeo do prefeito Vaguinho, em que ele aparece como morador de rua, recebeu duas pratas e um bronze. Os coordenadores Felipe Borges, Paula Biff e Lucas Borges estiveram em Lisboa para receber os prêmios.
Fiscalização
O deputado estadual Mário Motta (PSD) lançou um painel virtual que reúne todos os contratos da Educação em Santa Catarina. Operacionalizada pelo setor de fiscalização do gabinete, a ferramenta tem como objetivo monitorar os aditivos de prazo e valores em obras realizadas pelo governo em escolas e creches. Os dados são atualizados mensalmente.

