Uma cidade de Santa Catarina aparece em uma posição de destaque em um ranking recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estatística mostra os melhores municípios em Gestão de Território no ano de 2024. Itajaí, no Litoral Norte, está em 16º lugar no país, e é o primeiro colocado fora do eixo de capitais e metrópoles. No indicador de Gestão Empresarial, que avalia o grau de articulação das atividades econômicas e seu impacto na economia brasileira, Itajaí lidera e se posiciona à frente de capitais como Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belém (PA), o que reforça a relevância da cidade catarinense no cenário nacional e o fortalece o “boom” imobiliário atual.

Continua depois da publicidade

O estudo do IBGE identifica os Centros de Gestão existentes entre os 5.570 municípios do país, e traz aspectos sobre a Gestão Empresarial e Gestão Pública. Hoje, de todas as cidades, apenas 39,1% dos municípios brasileiros (2.176) se qualificam como centros. Esse número aponta os locais que concentram capacidade de comando e controle do país. Segundo o órgão, a força empresarial de Itajaí – cidade com o maior PIB de SC e a 23ª maior economia do país – é sustentada pela presença expressiva de sedes e filiais de empresas multilocalizadas, o que a coloca como a 12ª cidade com maior interligação econômica no Brasil.

Veja fotos de empreendimentos na cidade

Esse protagonismo territorial reverbera em setores estratégicos da economia, como o da construção civil, que acompanha o avanço da cidade e se beneficia da valorização crescente. A Lotisa Empreendimentos, uma das maiores incorporadoras de Santa Catarina, é exemplo dessa movimentação. Com atuação concentrada em Itajaí e Balneário Camboriú, a empresa prevê dobrar seu Valor Geral de Vendas (VGV) de lançamentos em 2025, alcançando R$ 410 milhões — um salto de 116% em relação ao ano anterior. Nos últimos dez anos, a Lotisa vem registrando crescimento sólido, e só em 2024 entregou 290 unidades residenciais, 179% a mais que em 2023. E em 2026 entregará novas 350 unidades residenciais.

A incorporadora já confirmou para este ano o lançamento de um projeto com 720 unidades no bairro São João, em Itajaí, voltado ao segmento econômico. Para os próximos anos, prepara também um empreendimento de alto padrão em Balneário Camboriú, o que ampliará sua atuação nos dois mercados mais valorizados do estado e entre os principais do Brasil.

Continua depois da publicidade