Com o Morro dos Cavalos interditado, e sem previsão de liberação, na BR-101, em Palhoça, os motoristas estão buscando alternativas para o deslocamento em direção ao Sul ou ao Norte de Santa Catarina. Entretanto, as vias usadas como opção têm se mostrado em condição precária. Uma delas é a SC-108, que por municípios como Anitápolis e Santa Rosa de Lima. Nesta segunda-feira (15), a prefeita de Anitápolis fez um apelo nas redes sociais ao governador Jorginho Mello (PL) para que o Estado faça o asfaltamento de 23 quilômetros da estrada que passa pela cidade.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– A situação já era precária, agora (com fechamento do Morro dos Cavalos) ainda mais. Liguei para a PMRv para que eles informem. Os aplicativos colocam a SC-018 como pavimentada, piorando para as carretas, que não têm como passar – explicou Solange.

Trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos é liberado parcialmente após interdição

Segundo ela, na gestão passada do governo, chegou a ser feita a licitação para a pavimentação da rodovia. Entretanto, desde então não houve mais mobilização para o começo efetivo das obras. Solange lembra que a estrada é centenária, e chegou a ser a única alternativa de ligação entre a Grande Florianópolis e o Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

– A gente sempre fala, entra governo e sai governo, acabam prometendo e gera expectativa.

A obra, de acordo com a prefeita, custará R$ 150 milhões, com a previsão de asfalto nos 23 quilômetros. Nesta terça-feira, Solange e os representantes de Santa Rosa de Lima serão recebidos pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Jerry Comper. A prefeitura de Anitápolis, entretanto, afirma que tenta há vários meses uma audiência com o governador, o que ainda não ocorreu.

O que diz o governo de SC

Segunda a secretaria de Infraestrutura, há um contrato de manutenção da via em andamento. Com as chuvas, a pasta diz que a situação se agravou. Além disso, o cenário do Morro dos Cavalos aumentou o fluxo na região. A secretaria não detalhou sobre a situação da licitação para o asfaltamento da via.

Veja abaixo fotos da situação na SC-108 e do apela da prefeita:

Leia também:

Santa Catarina começa a ter “ilhas” e isolamento pelo caos nas estradas