Um espaço para atendimento a pessoas com portadores de transtornos globais será lançado oficialmente nesta terça-feira (4) em Santa Catarina. A “Cidade do autista” foi projetada pela prefeitura de Criciúma, que pretende entregar o novo local em até dois anos após o início das obras. O lançamento dos editais de licitação faz parte da programação do centenário da maior cidade do Sul do Estado, que é comemorado neste 4 de novembro de 2025.
Continua depois da publicidade
Segundo o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), é ideia é que a estrutura tenha um prédio de três andares, piscina coberta, salas para sessões terapêuticas, entre outras áreas. Além disso, haverá um andar destinado para que os pais possam também receber atendimentos específicos para acompanhar os próprios filhos na rotina diária.
Veja fotos do projeto da “Cidade do Autista”
Na “Cidade do Autista”, haverá também, em uma parceria com a Polícia Militar, sessões de cinoterapia (prática terapêutica que utiliza a interação entre humanos e cães treinados). A sede será no antigo Clube Alvorada, no bairro Pinheirinho, onde já existe uma estrutura, que será reformada.
Numa etapa inicial, o local atenderá crianças de até 12 anos com diagnóstico de TEA matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. Haverá atendimento multiprofissional no contraturno escolas com apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiológico, por exemplo.
Continua depois da publicidade










