A próxima semana deve ser marcada pela oficialização de Luciane Ceretta no cargo de secretária de Educação de Santa Catarina. Com a volta do governador Jorginho Mello (PL) dos Estados Unidos, neste final de semana, os dois devem se reunir até terça-feira, 20 de maio. Luciane foi convidada por Jorginho para assumir a Secretaria de Estado da Educação (SED) antes da viagem à América do Norte. Ela afirmou que precisaria de um aval da comunidade acadêmica da Unesc, onde foi reeleita para um terceiro mandato como reitora — o que deve ser concedido com naturalidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na reta final desta semana, a reitora circulou pela universidade e também esteve com o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD). O assunto esteve nas mesas de conversa por onde ela passou. Os recados de incentivos foram unânimes.

Veja fotos de Luciane Ceretta com o governador Jorginho Mello

Assim, Luciane assumirá a SED em um cenário que confirma o que já era esperado, considerando o momento em que a professora e presidente da Acafe passaria a comandar a Educação do Estado. Acima de tudo, a futura secretária é reconhecida por sua atuação no setor.

Nos bastidores, para além da expectativa pela nomeação, há um consenso de que seu currículo a credencia para ocupar o cargo. Além disso, Luciane comandará um projeto que ajudou a desenhar: o Universidade Gratuita.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a nova secretária enfrentará grandes desafios. Nas conversas já realizadas com Jorginho, a reitora não esconde que uma das prioridades será justamente a principal reclamação do governador em relação à Secretaria de Educação: a infraestrutura das escolas.

O período de altas temperaturas expôs o governo, que não conseguiu instalar equipamentos de ar-condicionado nas unidades — uma dor de cabeça para Jorginho que Luciane terá a missão de resolver. Soma-se a isso o baixo desempenho recente de Santa Catarina nas notas do Ideb, talvez o maior desafio da nova gestão à frente da pasta.