nsc
    nsc

    Mobilidade urbana

    Placas já avisam: ponte Hercílio Luz somente para ônibus

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    29/11/2019 - 12h33 - Atualizada em: 06/01/2020 - 13h46
    Placa indica que ponte Hercílio será prioritária para transporte coletivo (Foto: Diorgenes Pandini)
    Placa indica que ponte Hercílio será prioritária para transporte coletivo (Foto: Diorgenes Pandini)

    As primeiras placas instaladas na cabeceira Continental da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, mostram quais veículos terão prioridade para uso da estrutura. Assim como planejado pela prefeitura, as pistas centrais da Velha Senhora serão exclusivas para os ônibus. Neste primeiro momento, depois da programação de abertura prevista pelo Estado para a semana de 30 de dezembro e 5 de janeiro, veículos de emergência também poderão passar sobre a ponte em deslocamentos.

    Na próxima semana a prefeitura vai apresentar o plano de operacionalização da Hercílio Luz, que está sendo alinhado junto ao governo do Estado, responsável pela reforma da estrutura. Ele inclui ocupações gradativas conforme resultados de avaliação. Segundo Michel Mittmann, secretário de Mobilidade de Florianópolis, a previsão é que a liberação para veículos ocorra a partir de 13 de janeiro. Até lá, pedestres e ciclistas serão os únicos usuários.

    Diorgenes Pandini
    Placa que alerta para prioridade dos ônibus na cabeceira Continental
    (Foto: )

    O movimento de turistas deve ser intenso naquele período do mês, o que motivou a prorrogação dos planos para possibilitar o uso às pessoas. Aos poucos a prefeitura vai testar o fluxo com veículos de turismo e táxis.

    O plano de operacionalização prevê a implantação futura de horários alternativos para carros e motos. As placas de exclusividade para ônibus foram colocadas com antecedência, conforme Mittmann, para acostumar os motoristas à prioridade.

    Confira vídeo que explica o movimento natural da ponte Hercílio Luz:

    ​​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas