A Polícia Militar de Santa Catarina fez, neste sábado (29,) uma grande operação logística para colocar 80 alunos-soldados no policiamento nas ruas em Balneário Camboriú. Foi o maior reforço de efetivo simultâneo já registrado, conforme a corporação, o que resultou em um verdadeiro “desfile” de segurança pública.

Continua depois da publicidade

Novas viaturas da PM, incluindo as recém-adquiridas motos BMW F9000GS, foram apresentadas em meio à programação de Natal, enquanto o helicóptero Águia sobrevoava a área central. Mas o que mais chamou atenção foi o “paredão” de alunos-soldados, levados de Florianópolis a Balneário Camboriú. A operação inédita, que envolveu transporte, diárias e esforço logístico, integra a estratégia do Comando Geral da PM em mostrar presença e reforçar a sensação de segurança em Santa Catarina.

Veja fotos da ação

A ideia, segundo fontes ouvidas pela coluna, é demonstrar que o reforço será feito independentemente de bandeiras partidárias. Balneário, por exemplo, é governada pelo PSD de Juliana Pavan. O Comandante-Geral, coronel Emerson Fernandes, tem chamado atenção pela habilidade na relação com os prefeitos.

A coluna também apurou que ele tem sido elogiado na política pela boa interlocução. Em Balneário, o reforço foi um pedido da prefeita atendido pelo comando-geral e pelo 12º Batalhão da PM-SC, que é comandado pelo tenente-coronel Rafael Vicente, considerado um braço direito do comandante-geral.

Continua depois da publicidade