nsc
    nsc

    Reforço

    PM-SC começa a formar 535 policiais na segunda-feira

    Compartilhe

    Ânderson
    Por Ânderson Silva
    04/01/2020 - 10h15 - Atualizada em: 04/01/2020 - 10h14
    Reforço vai ajudar a amenizar déficit no quadro (Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)
    Reforço vai ajudar a amenizar déficit no quadro (Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

    Os 535 PMs que começam a formação em SC nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, ajudam a amenizar a falta de efetivo, mas estão longe de resolver o problema. O quadro atual é de 9.777 servidores. Com a reposição, o número vai para 10.312. Porém, os soldados - 500 deles - começam a atuar em setembro, enquanto os 35 oficiais concluem a formação em dois anos. A chamada de mais policiais é necessária, mesmo com o curso dos 535.

    Toda a formação será feita em Florianópolis, no Centro de Ensino da PM, na Trindade. Em alguns anos, a corporação dividiu as turmas conforme as regiões militares no Estado. Desta vez, porém, o curso será todo feito no Centro de Ensino para que os policiais possam receber um certificado de conclusão de curso superior.

    Concursos polêmicos

    Os dois concursos, tanto o de soldado como e de oficiais, tiveram polêmicas. A maior delas ocorreu no processo seletivo de oficiais. A primeira prova foi aplicada em 2017, mas por uma orientação do MP-SC a prova foi refeita. No caso do concurso de soldados, houve questionamentos por parte de candidatos na etapa do exame psicotécnico, mas a PM manteve os trâmite e concluiu a seleção de 1 mil candidatos no final de novembro de 2019.

    Ao todo, para oficiais, são 70 vagas. No caso de soldados, são 1 mil. Mas o governo do Estado decidiu dividir as turmas e chamar 535 policiais inicialmente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas